O que é viver bem de Cora Coralina?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O bom é produzir sempre e não dormir de dia. Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais. Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.

Saber viverPoema de Cora Coralina | Conto Brasileiro.

O poema "Saber viver", de Cora Coralina, possui 23 versos, distribuídos de modo irregular entre 4 estrofes, ou seja, não há o mesmo número de versos em cada estrofe.

Saber viver em sua essência é, segundo a psicologia, entender e aceitar que somos feitos de sentimentos, os quais têm sua função determinada em nosso processo evolutivo. “Saber viver é sempre recomeçar de onde parou, sem esquecer a sua história.

Como dizia Cora Coralina? 2 – “A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível.” 3 – “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” 4 – “Me esforço para ser melhor a cada dia.

De acordo com a acadêmica, Poemas dos becos de Goiás e estórias mais (1965), Meu livro de cordel (1976), Vintém de cobre. Meias confissões de Aninha (1983) e Estórias da Casa Velha da Ponte (1985) guardam o “melhor legado” de Cora Coralina para a literatura brasileira.

Cora Coralina foi uma poetisa brasileira de grande destaque na literatura brasileira e goiana. Seu legado representa a síntese entre a poesia e a cultura brasileira. O trabalho de Cora Coralina foi muito importante para a valorização da cultura nacional.

Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas” Cora Coralina.

Cinco poemas de Cora Coralina

  • Aninha e suas pedras.
  • O Cântico da Terra.
  • Mãe.
  • Ofertas de Aninha. (aos moços)
  • Considerações de Aninha.

Quem somos nós? Somos apenas seres que possuem o tom de amar, somos simplesmente aquilo que se pode chamar de um poeta, não o que escreve, mas o que fala sobre seu amor. Somos poetas de um mundo triste em que amamos sem querer, que o amor pra se ter tem que lutar.

Paulo Freire

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina aoaprender, diz Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”. A poeta goiana Cora Coralina, fina doceira que era, acrescentou: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

ensina." (Cora Coralina)

Como Cora Coralina descreveria a velhice, considerando sua própria experiência de vida? R: É quando percebemos o quão difícil foi a nossa vida em si, quando paramos para percebermos as dificuldades que passamos em nossa vida e como é difícil lidar com isso.

O sentido da vida na filosofia antiga consiste principalmente da aquisição da felicidade (eudaimonia). Esta era comumente considerada a característica mais elevada e mais desejada.

Resposta: Estar vivo é viver em plenitude, corpo, alma e espírito. Sobreviver é lutar pra viver.

Um dos poemas mais conhecidos de Cora é Aninha e Suas Pedras. Nele vemos um eu-lírico disposto a dar conselhos ao leitor, criando com a audiência um espaço de intimidade e partilha.

Frases de Cora Coralina | _Como não vou me orgulhar de mim, se só eu sei as vezes que acordei.

As principais obras de Cora Coralina são:

  • Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais (1965)
  • Vintém de cobre: meias confissões de Aninha (1983)
  • Estórias da Casa Velha da Ponte (1985)
  • Meu livro de cordel (1976)
  • O tesouro da casa velha (1989)

"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir." (Cora Coralina).