O que é vivência emocional?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A Vivência Emocional Libertadora é um processo emocional, que tem como propósito o aprendizado de uma forma singular de lidar com as próprias emoções.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Como ter bem-estar emocional?

  1. Cuidar dos seus pensamentos;
  2. Praticar yoga ou meditação;
  3. Reduzir o consumo de redes sociais;
  4. Manter um diário;
  5. Praticar hobbies;
  6. Ter responsabilidade por seus atos; e.
  7. Praticar a gratidão.

As pessoas com inteligência emocional começam por reconhecer o poder que as emoções tem nas suas vidas. Nós gostamos de achar que tomamos nossas decisões de forma analítica baseados na razão. A verdade é que nossas emoções ditam muito mais o nosso comportamento do que a razão. Imagina quando você vai comprar uma roupa.

Cremos que todas as nossas emoções nos foram dadas por Deus. Sorrimos, choramos, nos alegramos, nos entristecemos; Deus nos deu emoções, não somos um robô, não temos um programa para seguir. Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus.

Características de quem tem estabilidade emocional no trabalho

  1. Resiliência. ...
  2. Autoconhecimento. ...
  3. Assertividade. ...
  4. Positividade. ...
  5. Automotivação. ...
  6. Inteligência Emocional.

Estes são alguns sinais que podem indicar instabilidade emocional, em si ou em alguém que lhe é próximo: Muito sensível a críticas e à rejeição. Reações emocionais intensas. Dificuldade em acalmar-se.

Diversos fatores podem levar alguém a perder o controle das emoções. As principais incluem a sobrecarga no trabalho, desentendimentos familiares ou o desequilíbrio emocional no relacionamento amoroso. Em geral, qualquer situação de grande estresse pode levar ao descontrole emocional.

Daniel Goleman definiu cinco pilares da inteligência emocional: Autoconsciência, capacidade de analisar as emoções e prever reações; Autorregulação, com controle das emoções durante tensão; Automotivação, uso das emoções de forma adequada; Empatia, habilidade de se colocar no lugar do outro; e Habilidades Sociais, ...

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado. Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções.

As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

Separamos 5 dicas que podem te ajudar a lidar com o descontrole emocional:

  1. 1- Corte o mal pela raiz:
  2. 2- Respire fundo:
  3. 3- Lembre-se que o seu descontrole não te define:
  4. 4- Busque manter a autoconfiança:
  5. 5- Procure ajuda profissional!

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Uma pessoa com emoções frágeis tem dificuldades em gerenciar as emoções, se desestabilizando mesmo com pequenas preocupações. “Alguns teóricos consideram a fragilidade como algo quebradiço”, diz a profissional. É importante salientar que os momentos de tristeza e de irritação podem causar uma instabilidade emocional.

Dentre as habilidades emocionais de Jesus destacamos a sua capacidade de diálogo com diferentes personas, oriundas de vários estratos sociais e/ou culturas e crenças distintas da sua. Isso permitia que Jesus fosse um homem gregário, líder das multidões.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

O desequilíbrio emocional pode ser definido como aquelas alterações que temos no nosso humor, saindo do nosso equilíbrio facilmente na presença de situações ruins ou inesperadas. Geralmente, essas alterações estão ligadas às atividades rotineiras, que costumam sobrecarregar em algum momento.