O que é visão monocular leve?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

O valor do benefício de aposentadoria por visão monocular é calculado com base em dois princípios. O primeiro deles é a média do salário de contribuição do segurado, desde 1994. O segundo deles é proporcionalidade de 70% desta média acrescida de 1% por tempo adicional de contribuição, com limite de acréscimo de 30%.

A visão monocular dá ao segurado da Previdência Social com deficiência o direito adiantar a aposentadoria por idade (60 anos para homem e 55 anos para mulher, em vez de 65 e 60 anos, respectivamente).

O valor da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência é 70% da média dos seus 80% maiores salários de contribuição com acréscimo de 1% para cada ano de contribuição a partir de julho de 1994.

Deficiência moderada: quando a pontuação é entre 5.740 e 6.354; e. A Deficiência Leve: quando a pontuação é entre 6.355 e 7.584.

Ter uma visão 20/20, ou 6/6, significa que você pode ver a mesma linha de letras a 6 metros que uma pessoa com visão normal também pode ver a 6 metros, mas isso não significa que você tem uma visão perfeita. O teste não leva em consideração a visão periférica, a definição da cor ou a profundidade de sua percepção.

Respondendo a essa pergunta eu posso esclarecer que na maioria dos casos a visão monocular é considerada como deficiência leve. Portanto, para se aposentar você precisa ter pelo menos 33 anos de contribuição se for homem, e 28 anos se for mulher. A boa notícia é que a lei não exige idade mínima.

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.

No entanto, o pedido foi indeferido em abril de 2022. Em suas razões, afirma que é considerado deficiente físico com base na Lei 13.146/2015, alterada pela Lei 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, motivo pelo qual faz jus à isenção.

Assim, o deficiente visual além de perder o campo visual também encontra dificuldades em definir profundidade. Dessa forma, dirigir, atravessar ruas, praticar esportes, além de outras atividades, ficam prejudicadas com a visão monocular. A legislação, por exemplo, proíbe que sejam motoristas profissionais.

A perícia do INSS vai analisar e confirmar o diagnóstico da visão monocular. A sua função não é dar o diagnóstico, para isso, você precisa ter um laudo médico detalhado para apresentar no dia da perícia. Esse laudo precisa ter a identificação do paciente, a CID da doença e assinatura e carimbo do médico.

Em março de 2021, pessoas com visão monocular passaram a ter direitos que poucos sabem. Foi a partir da sanção da lei 14.126/2021 que ficou estabelecido que elas estão classificadas como deficiente sensorial do tipo visual para todos os efeitos legais.

O Projeto de Lei 2434/22 concede 50% de desconto na taxa de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) ao condutor com menos de 20% da visão em um dos olhos, a chamada visão monocular. O texto altera a Lei 14.126/21, que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial para todos os efeitos legais.

Para deficientes, é preciso comprovar que apresentam impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Você poderá utilizar vários meios para provar ao INSS que trabalhou em condição de deficiência.

  1. Carteira de Trabalho;
  2. Contrato de Trabalho;
  3. Contracheque (holerite);
  4. Documentos médicos;
  5. Laudos médicos;
  6. Receitas médicas;
  7. Exames médicos;
  8. Concessão de auxílio-doença.

Poucas pessoas sabem, mas, a deficiência visual é sim uma causa que concede benefício, seja ele auxílio doença ou até a aposentadoria definitiva. A aposentadoria para deficientes visuais é mais comum do que se imagina, sendo que pode ocorrer seja com a cegueira parcial ou total.

Os impedimentos que a deficiência ocasiona nas funções e estruturas do corpo; Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais onde a deficiência interfere; A limitação nas atividades causada pela deficiência; A restrição de participação do deficiente na sociedade.

Emitir Certificado da Pessoa com Deficiência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Informe seu CPF e senha; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “certificado da pessoa”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

uma pessoa com baixa visão é aquela que enxerga. mas não enxerga sabe. já uma pessoa monocular consegue enxergar bem. com um dos olhos. podendo enxergar parcialmente ou nada pelo outro olho.

A visão central está relacionada aos detalhes, onde a imagem atinge diretamente a mácula (parte da retina) e é examinada no teste de visão para longe e para perto. As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a CID da visão monocular é o código H54. 4.