O que é visão mecanicista do homem?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A visão de um mundo funcionando como uma máquina com alavancas e engrenagens, conhecido como paradigma mecanicista, pressupõe a necessidade de um meio material para que as forças e os movimentos sejam executados e transmitidos.

A visão de uma Ciência Mecanicista, Empirista e Experimental triunfante, baseada nos Philosophiae naturalis principia mathematica e na Opticks de Isaac Newton, apontava para a existência de um novo conhecimento que poderia ser “aplicado” às necessidades da população, principalmente no âmbito da produção material.

O mecanicismo é a pedra angular de praticamente todas as ciências modernas, inclusive da Psicologia. Do modo como a Mecânica adotou a noção de força inicial para explicar o movimento dos corpos, a Psicologia, em suas diversas concepções, recorre a inúmeros eventos antecedentes para explicar o comportamento humano.

Mecanicismo corresponde a um modelo de entendimento sobre as pessoas e o mundo como máquinas, que podem ser explicados por meio das leis de movimento. Essa tendência de entendimento começa a despontar durante o século XVII, especialmente com René Descartes.

A abordagem mecanicista abrange, neste estudo, a teoria da administração científica e o modelo burocrático de administração. indústrias automobilísticas, existência de empresas com grande poder econômico e político, fragilidade sindical dos operários e ausência de legislação (Drucker, 1995).

Já os mecanicistas entendem a Sociedade como um grupo derivado de indivíduos que buscam objetivos em comum mas que, individualmente, seriam impossíveis de serem alcançados.

O mecanicismo possibilitou a ideia de que os seres humanos eram regidos por leis mecânicas e que os mesmos métodos experimentais e quantitativos podiam ser utilizados na pesquisa sobre a natureza humana.

O questionamento dessa teoria leva ao desenvolvimento do mecanicismo, trabalhado a partir de René Descartes (teoria dos animais-máquina) e Robert Boyle (o mundo como um mecanismo motorizado).

Suas origens são encontradas nas concepções de Copérnico, que propôs em De revolutionibus orbium coelestium (1543; Sobre a revolução dos orbes celestes) uma reformulação das concepções vigentes sobre o sistema solar, particularmente no que diz respeito às posições relativas da Terra e do Sol, e nos trabalhos de ...

Observe, a seguir, as principais diferenças entre a visão mecanicista e a visão sistêmica: I - A Visão Mecanicista enfatiza as partes. II - Na Visão sistêmica: O pensamento não é linear e incorpora o contexto e o propósito. III - Na Visão Mecanicista o pensamento é linear e privilegia a análise e a função.

Enquanto o modelo mecanicista enfatiza o objeto (empirismo) e o modelo organicista pri- vilegia o sujeito (idealismo), ele, ao contrário, propõe o princípio da não predominância de um sobre o outro, ou seja, o princípio da interação entre sujeito-objeto (perspectiva dialética).

Resposta verificada por especialistas
As invenções de Leonardo da Vinci estimularam a redescoberta do mecanicismo, que então passou a ser praticado largamente.

Resposta. No penamento mecanicista o homem era visto como uma máquina, livre de qualquer sentimento. Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza.

A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.

O corpo humano é uma máquina perfeita e que funciona a partir da atuação conjunta de diversos sistemas. Assim como todos os seres vivos, com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, formam sistemas.

Descartes, em sua busca por um método seguro de investigação, chega à ideia mecanicista da natureza: a considerando como simples matéria em movimento (res extensa), uma grande máquina que funciona a partir das engrenagens e sistemas nela colocados na criação.

O mecanicismo é uma teoria filosófica determinista segundo a qual todos os fenômenos se explicam pela causalidade mecânica ou em analogia à causalidade mecânica (causalidade linear ou, instrumentalmente, como meio para uma causa final).

A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam.

Auxilia na tomada de decisão
Como visto, a visão sistêmica permite que sejam considerados todos os fatores (internos e externos) no processo de tomada de decisão. Somente isso, já permite que as decisões sejam tomadas de maneira estratégica e com maior assertividade.

Ludwig von Bertalanffy

O pensamento sistêmico teve grande impulso a partir do biólogo Ludwig von Bertalanffy, que considerou o organismo como um sistema físico e no ano de 1940 publicou seu primeiro trabalho. Em 1968 publicou o livro Teoria geral de sistemas, que é considerado sua principal obra, onde o autor anuncia uma nova visão de mundo.