O que é virose de praia?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O calor, a grande aglomeração de pessoas na cidade e o excesso de exposição ao sol, podem causar diarreias, vômitos, desidratação e outros sintomas que são popularmente chamados de “virose”.

Apesar de comuns, não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Eles são considerados autolimitados, ou seja, têm um período de sobrevivência no organismo que pode variar de três a sete dias. O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação.

6 dicas para curar uma virose mais rápido

  1. Ficar em repouso. Durante uma virose é importante ficar em repouso, evitando fazer esforços, para ajudar o corpo recuperar as energias e favorecer a eliminação do vírus. ...
  2. Lavar bem as mãos. ...
  3. Deixar o ambiente arejado. ...
  4. Beber muitos líquidos. ...
  5. Fazer refeições leves. ...
  6. Usar medicamentos.

O calor, a grande aglomeração de pessoas na cidade e o excesso de exposição ao sol, podem causar diarreias, vômitos, desidratação e outros sintomas que são popularmente chamados de “virose”.

O período pode variar de acordo com o causador da doença, a região afetada e o estado de saúde do paciente. Porém, é importante destacar que não costuma passar de um total de 10 dias para a recuperação total, na média dos casos.

A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle.

Afinal, o que comer quando está com virose? O indicado é a ingestão de alimentos de fácil digestão e com poucas fibras. Pensando nisso, as opções saudáveis e leves são as mais indicadas para o momento! Invista em alimentos como cenoura, couve, brócolis, abobrinha, batata, inhame, banana verde, maçã, pêssego e pêra.

Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.

Lavar as mãos constantemente, consumir alimentos com a conservação adequada, evitar raspadinhas na praia (elas podem ser feitas com água não filtrada e, portanto, conter grande risco de contaminação) e beber bastante líquido são os principais cuidados para se manter longe dos vírus.

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

As viroses são caracterizadas como uma infecção causada por vírus - que vão desde os quadros de autorresolução até os que podem ser fatais4 . Isso significa que doenças desde sarampo e caxumba4 até infecções gastrointestinais e respiratórias5 são consideradas viroses.

Washington D.C., 16 de novembro de 2022 (OPAS) – Com o aumento das infecções por COVID-19 na região, os casos de influenza sazonal em ascensão e um aumento nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Frutas com casca, como a ameixa, por exemplo, não são indicadas. Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível). Legumes, raízes e tubérculos cozidos e com poucos condimentos também são bem-vindos, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará.

Como prevenir
Durante o período de férias aumenta o número de passeios e, consequentemente, as refeições feitas fora de casa. É recomendado evitar alimentos sem procedência conhecida, pois podem não ter a higienização e preparação corretas. Outra grande aliada na prevenção de viroses é a higiene.

Para prevenir a virose, é importante lavar bem as mãos com água e sabão, evitar o contato com pessoas com sintomas de virose e ter as vacinas sempre em dia.