O que é Vinde a Cristo?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

[O convite para vir a Cristo] não é uma convocação para participar de um evento único, mas para participar de um processo. O Senhor declarou que sua obra e sua glória é “proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem”. (Moisés 1:39.)

Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)

Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Esta declaração significa um terno convite do Senhor Jesus para que os pecadores creiam nele. Ninguém mais, além do Salvador, é capaz de aliviar e dar descanso ao que está cansado e sobrecarregado.

Este versículo em outras versões da Bíblia
28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

O cansaço extremo é um dos sinais de que você está sobrecarregado. A rotina intensa e a jornada dupla (especialmente no caso das mães) fazem com que a sensação de cansaço seja constante e que a cabeça funcione com dificuldade. Se perceber este sinal, cuide-se e invista em alternativas para aliviar a carga mental.

Termino onde comecei: a afirmação de Jesus, “vinde e vede”, faz ao mesmo tempo um convite e uma promessa a todas as pessoas em todos os lugares. Venham a Ele. Vejam-No como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Reconheçam Nele o Grande Messias, que virá novamente trazendo cura em Suas asas, para libertar o Seu povo.

É uma oração de louvor e de agradecimento que, segundo o Evangelista, brota daquela alegria de Jesus 'no Espírito Santo'. Na realidade, sobretudo no ensinamento de São Paulo, o Espírito Santo aparece como o autor da oração cristã.

No início do século XX o Papa Leão XIII consagra o século ao Divino Espírito Santo, motivado pelas cartas da Irmã Helena Guerra, que já nesta época lhe dizia em suas cartas que sonhava e desejava que a Oração do Vinde Espírito Santo fosse tão conhecida e rezada pela Igreja quanta a Oração da Ave Maria.

A metáfora do fardo pesado costuma ser usada para se referir a alguma situação que promove um peso emocional muito grande sobre alguém.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Alguém que está cansado é uma pessoa: que já esgotou suas forças; que já andou por muitos caminhos, porém não encontrou alívio para a opressão. Um homem/mulher oprimido/a é aquele/a que não há paz no seu coração.

Jesus quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar.

Chama-se de sobrecarga a carga excessiva, aquilo que se adiciona à carga. Porque provoca desequilíbrio, desgaste prematuro, desânimo e indolência, a sobrecarga não tem a sanção divina.

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.” “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”

Mateus 11:28.

Que princípio podemos aprender com essa parábola que nos ajuda a saber como continuar afastando influências más depois de serem removidas de nossa vida? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, eles devem identificar o seguinte princípio: Podemos afastar as más influências depois de serem removidas de nossa vida ...

“Normalmente, quem está sobrecarregado se sente desmotivado e com dificuldades de concentração, o que pode impactar diretamente na rotina profissional. Além disso, a irritabilidade e os sentimentos à flor da pele podem provocar conflitos entre os colegas”, afirma Luiz.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.