O que é vestir o santo?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Vestir o santo” no Candomblé significa que uma pessoa, depois que iniciada, pode receber a energia imaterial que é o orixá e assim caracterizar-se com a “roupa de santo”, as paramentas correspondentes à divindade incorporada.

Cerimônias da umbanda
Nestes locais realizam-se sessões de “passe”, em que a entidade reorganiza o “campo energético astral” da pessoa. Igualmente são feitas sessões de “descarrego”, quando é captada a energia negativa da pessoa e transferida para os fundamentos do templo.

Festa de Exu é demonstração de alegria e agradecimento pelas conquistas do ano. A noite reúne todos em uma varanda de casa. Saias rodadas, pretas e vermelhas, acessórios na cabeça e até um homem de capa aparece pela frente.

No Candomblé o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá (filhos dos Orixás) de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica de Òsàlá.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Não uma filha de santo menstruada só prejudica, ela nessa condição não deve nem vir na casa!”10 E dessa forma, elas (as mulheres menstruadas) devem ser afastadas da sociedade quando tomadas por seus fluxos biológicos, por acreditarem que sua presença pode ser maléfica e perigosa.

Não se pode cobrar, no plano terreno, resultados por serviços feitos no plano espiritual. A decisão é do juiz Carlos Eduardo Gomes dos Santos, da Vara Cível de Bragança Paulista (SP).

O movimento de rotação possui uma duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos, sendo essa duração de um dia na Terra. Assim, para ficar mais fácil, arrendondamos esse tempo para 24 horas. Movimento de rotação.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

Quanto ao uso de cores, não há unanimidade nos Terreiros. Há Casas que pedem para que os umbandistas evitem usar preto e até vermelho em dias de Giras de Direita, reservando estas cores apenas para as Giras de Esquerda. Mas isso varia de Terreiro para Terreiro. Na dúvida, consulte sempre seu Pai ou Mãe de Santo.

Umbanda: Bater cabeça, firmar ponto, abrir e fechar a gira ainda são expressões por vezes proibidas.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

Bita do Barão, o maior macumbeiro vivo do Brasil.

Na cultura do candomblé, adereço protege o ori (cabeça, na língua yorubá). “Autoestima, elegância, empoderamento e sabedoria”.

Alguns autores consideram como macumba todo tipo de prática que envolva o trabalho de curandeiros, "pais de santo" ou mesmo charlatões, que abusam da fé das pessoas para extorquir dinheiro, dizendo serem capazes de se "comunicar com os espíritos" e fazer feitiços que beneficie ou atrapalhe a vida de determinado ...

"Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”. 1 Pedro 3: 2-5. Outra questão que deve ser frisada é a falsa modéstia.

Então, mulheres sem pudor, não terão vergonha de mostrar o corpo desnudando-o ao máximo. Mas a Bíblia também nos diz que a mulher deve se vestir com trajes honestos, tendo prudência e isso significa não mostrar o corpo de forma deliberada e leviana, como se essa exibição não surtisse efeito no outro.

O servo de Deus deve ter cuidado com o modo de se vestir: não deve usar roupas que sejam decotadas mostrando os seios, rasgadas, sujas, transparentes, muito apertadas, curtas e nenhum tipo de roupa que faça perder o respeito das pessoas, principalmente as mulheres.

Para celebrar o nascimento de um novo filho de santo, depois de decorridos os dias de recolhimento, é realizada uma festa na qual o orixá se apresenta para a comunidade, dança e grita o seu nome perante todos, tornando pública sua devoção (Machado, 2012.