O que é vestígios de Urobilinogenio na urina?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O urobilinogênio é uma substância comum e que pode ser encontrada na urina naturalmente, porém, quando em quantidades anormais, pode ser sinal de doenças ou condições prejudiciais à saúde. O valor de referência costuma ser algo entre 0,1 e 1,0 mg/ dL.

Níveis elevados podem indicar icterícia hemolítica, sobrecarga hepática, quebra excessiva de hemácias, produção de urobilinogênio aumentada, reabsorção - um grande hematoma, função hepática comprometida, infecção hepática, envenenamento ou cirrose hepática.

– Urobilinogênio: menos de 1mg/dL na urina é normal. Pode estar elevado nas hepatopatias, distúrbios hemolíticos e porfirinúrias. A ausência de urobilinogênio na urina e nas fezes significa obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas.

A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.

Os valores de referência para esse exame são: Bilirrubina total: entre 0,2 mg/dL e 1,20 mg/dL; Bilirrubina direta: até 1,0 mg/dL; Bilirrubina indireta: até 0,5 mg/dL.

Marcadores tumorais
Os pacientes com câncer de via biliar podem apresentar níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA) e CA 19-9. Quantidades elevadas dessas substâncias, muitas vezes, significam que o câncer está presente, mas essa alteração também pode ser provocada por outros problemas de saúde.

O urobilinogênio é produzido no intestino a partir da redução da bilirrubina pelas bactérias intestinais. Aproximadamente a metade é reabsorvida pelo intestino, caindo no sangue, circula e volta para o fígado sendo mandado de volta para o intestino através do ducto biliar.

Como interpretar o resultado?

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Normalmente, ela é eliminada pelo corpo nas fezes e na urina. Por isso, quando a bilirrubina está presente em excesso no sangue, pode-se interpretar como um sinal de que há algo de errado no fígado do paciente.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Alterações na composição. Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

O exame de urina é utilizado para identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. Quando são identificadas alterações, outros exames complementares de diagnóstico podem ser solicitados, a fim de descobrir a origem do problema.