O que é vestido caipira?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os vestidos caipiras são peças tradicionais e muito procuradas para festas juninas e temáticas relacionadas. Essa categoria de vestidos inclui marcas como Partylight Atelier das Noivas, Fantasias Super, Sulamericana, Princesa Urbana e Mundo das Fantasias.

Usar roupas e acessórios caricatos do estilo caipira é obrigação. Não tem jeito! O ideal é apostar em peças com estampas xadrez ou floridas, além, é claro, de remendos nas calças, chapéu de palha, cabelos amarrados no estilo Maria Chiquinha e sapatos mais rústicos, como botas e botinas.

Emprestadas do calendário católico, essas celebrações do ciclo agrícola marcam uma espécie de ano-novo caipira, no qual há o fim da lavoura, com a colheita, e o anúncio de um próximo período. O Dia de São João firmou-se como a principal referência temporal do povo da roça, quando se comemora a fertilidade da terra.

Como organizar uma festa junina econômica

  1. Estabeleça seu orçamento. ...
  2. Defina o dia, a hora e o lugar. ...
  3. Faça uma listinha de tudo o que precisa ser comprado. ...
  4. Capriche na decoração. ...
  5. Crie uma playlist de respeito. ...
  6. Estabeleça um critério para as roupas. ...
  7. Capriche nos quitutes.

Entre os sapatos que mais combinam com o look junino, estão as botas, que podem ser tanto botas de cano longo, como botas de cano curto, tem também os coturnos que ficam lindos na composição. E você pode optar em usar sapatilhas femininas nos mais variados estilos, que além de lindas são super confortáveis.

Em geral, tinham um significado social forte, já que eram usados pelos clãs locais como uma forma de evocar distinção e lealdade nacional. "Pouco a pouco, o xadrez vai se popularizando, sobretudo no final da Segunda Guerra Mundial, na Europa como um todo.

A noiva, com um vestido branco enfeitado com fitas, rendas, flores e retalhos coloridos enquanto o noivo deve estar com um terno cheio de retalhos colados, com flores grandes e coloridas na lapela e com um grande chapéu. Essa é a festa na roça, esse é o casamento caipira festa junina.

Existem diversos estilos de trajes típicos de festa junina. As mulheres costumam usar vestidos xadrezes, saias rodadas, blusinhas ciganas, chapéus de palha e botas. Já os homens usam camisas xadrezes, calças jeans ou de tecido grosso, chapéus de palha e botas.

Mix de estampas
Um clássico presente nessa época do ano é o uso do mix de estampa, que pode ser apenas com xadrez ou, até mesmo, uma mistura da tradicional estampa com o floral. “Uma dica para aproveitar bem esse visual e criar algo harmônico, é combinar as cores das estampas, independente se elas são diferentes.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

Saborosos e cheios de história, os quitutes de festas juninas são preparados, principalmente, com produtos como milho, amendoim e mandioca. Selecionamos alguns pratos desta culinária que são um capítulo à parte – e dão água na boca em qualquer época do ano.

Confira e cuidado para não babar!

  • Bolo de fubá
  • Pipoca doce.
  • Paçoca.
  • Pé-de-moleque.
  • Quindim.
  • Maça do amor.
  • Cocada.
  • Amendoim doce.

Há quem espere o ano todo por esse momento para comer um bom milho, maçã do amor, caldo verde e muita paçoca e rapadura. Isso sem contar o quentão de vinho ou de cachaça e o famoso licor de jenipapo, bebidas mais típicas da festa.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.