O que é vértebra lombar?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

As vértebras lombares são cinco vértebras localizadas na parte inferior da coluna vertebral, inferiormente às vértebras torácicas e superiormente à pelve e ao sacro.

As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.

Como essas vértebras são as principais responsáveis por sustentar o peso e permitir os movimentos da metade superior do corpo, elas são logicamente as maiores vértebras da coluna vertebral.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.

A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar e fica compreendida logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos. A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar ou coluna lombar. Fica logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos.

A maioria das dores causadas por ciática ou hérnia de disco melhora em seis a oito semanas sem cirurgia. Mas se a dor nos braços ou nas pernas durar mais de uma semana, se agravar ou for acompanhada por fraqueza muscular ou dificuldade em controlar o intestino ou a bexiga, procure atendimento médico imediatamente.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Fraturas da coluna vertebral podem levar os ossos em sua coluna vertebral a fragmentar-se e, em consequência, pode ocorrer perda de altura. Múltiplas fraturas da coluna vertebral também podem causar alterações posturais ou postura corcunda.

Problemas na coluna cervical pode dar tonturas? Sim pode. Muitos problemas da coluna cervical ocorrem pelo mal alinhamento biomecânico da coluna como um todo. Quando a coluna fica mal alinhada ou mal balanceada, os músculos que movimentam e suportam a coluna cervical também ficam mal alinhados e sobrecarregados.

Já a protusão discal L5-S1 (mais comum) tende a acometer a raiz de S1 e nestes casos a distribuição da dor é em região posterior até tornozelo. A sensibilidade pode estar alterada em maléolo e pé lateral. Pode ocorrer diminuição do reflexo de Aquiles e paresia a flexão plantar (gastrocnêmio).

Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia.

Coluna Lombar
Já a Coluna Lombar (L1 a L5) começa na parte inferior da coluna vertebral, exatamente abaixo das regiões torácica e cervical e logo acima do sacro.

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Qual é a função da coluna vertebral? A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos).

Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco? Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições.