O que é vergonha para a psicologia?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A vergonha é um sentimento associado à inadequação ou, pelo menos, à visão individual do que é ou não inadequado. Logo, o indivíduo que sente vergonha com frequência acredita que não se porta adequadamente em situações sociais. As pessoas querem se sentir amadas e valorizadas pelos outros.

vergonha

  1. sentimento desagradável relacionado com o receio da desonra ou do ridículo; pejo.
  2. timidez; acanhamento.
  3. ato indecoroso.
  4. sensação de perda de dignidade ou de falta de valor pessoal, humilhação, rebaixamento.
  5. desonra; opróbrio.
  6. coisa mal feita ou mal acabada.
  7. rubor nas faces.

A proposta desse autor é que, de um modo geral, se possa distinguir quatro tipos de vergonha:

  • Amor não correspondido. ...
  • Exposição indesejada. ...
  • Quebra de expectativas ou decepção. ...
  • Exclusão ou marginalização.

A vergonha seria ligada à ideia de que não estamos “à altura” de nossas pretensões pessoais ou que agimos contra nossa própria dignidade, enquanto a culpa estaria vinculada à ideia de que cometemos uma falta em relação a outros ou que atentamos contra sua dignidade.

Sinônimos de sem-vergonha: safado, fraco, ruim, mole, impudico, patife, arrebitado, despejado, insolente, atrevido, abusado, acesse e veja mais. substantivo masculino e feminino Pessoa sem moral; quem não tem vergonha, brio, dignidade: os sem-vergonha não serão convidados.

Como perder a vergonha e ter mais facilidade para falar com as...

  1. Aprenda a confiar em você ...
  2. Fale com as pessoas sobre um tema que você ama. ...
  3. Lembre-se que as pessoas não te conhecem. ...
  4. Faça networking. ...
  5. Aprenda a errar sem surtar. ...
  6. Descubra o que te faz sentir a vergonha.

Como vencer a timidez em apenas 5 passos

  1. Enfrente os seus medos. O primeiro passo para vencer a timidez é baseado em lidar com ações que geralmente deixam uma pessoa desconfortável. ...
  2. Mantenha contatos. ...
  3. Não se diminua. ...
  4. Acredite em você ...
  5. Trabalhe a postura corporal.

A vergonha é um sentimento complexo e multifacetado, e sua origem pode estar ligada a diferentes fatores. De maneira geral, a vergonha surge quando a pessoa se sente exposta ou vulnerável perante outras pessoas, seja por uma falha, um erro ou um comportamento inadequado.

1 honra, dignidade, confiança, mérito, glória, respeito. 2 desfaçatez, impudor, honra, descaramento, desavergonhamento, desvergonha, orgulho, atrevimento, coragem, desembaraço, arrojo, audácia, ousadia.

A vergonha é o sentimento de indignidade, de não se sentir bem o suficiente. Também pode ser entendido como se sentir marginalizado ou não aceito dentro de sua comunidade, ou como Brown diria, “desconexão”.

10O medo pode ser definido como a emoção que assinala o sentimento existente de a integridade do indivíduo estar em risco e faz disparar o coração, preparando o corpo e a mente para a acção intensa, em contraste com a vergonha, definida por Scheff como o sinal de presença de riscos para os laços sociais das pessoas, o ...

Resposta: Vergonha vem do Latim VERECUNDIA. E esta deriva de REVERERI, formada por RE-, “para trás, de novo”, mais VERERI, “respeitar”.

O medo de falar está relacionado a muitas questões íntimas, relacionadas a auto-estima e sentimento de segurança pessoal. Em geral, a insegurança leva a pensamentos catastróficos, exagerados, em relação ao que pode acontecer quando você se expôe.

De acordo com a psicanálise, a vergonha caminha junto com o narcisismo, o que nos leva a crer que, quanto maior a vaidade, maior o receio de ser envergonhado diante de outras pessoas. A vergonha traz consigo a desqualificação em público, a boa imagem prejudicada e a revelação de uma fraqueza.

A vergonha e a culpa são experiências afetivas distintas que têm implicações diferentes na realidade interpessoal. A vergonha é uma emoção que faz com que a pessoa se centre nela própria e nas avaliações que os outros fazem dela, ao passo que na culpa, a pessoa é geralmente orientada para o outro.

A autoconsciência refere-se a uma tendência de se preocupar com sua própria aparência ou ações, particularmente sobre como você acha que os outros podem percebê-lo. Essa maior consciência de si mesmo pode contribuir para angústia, desconforto e ansiedade. Ser autoconsciente pode piorar seus sintomas de ansiedade.