O que é verdade no filme Cidade de Deus?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Lins narra de forma semi-autobiográfica sua infância no bairro, ao retratar personagens não apenas reais como representações de pessoas que conheceu. Como exemplo, o protagonista Buscapé é inspirado em um amigo do escritor que tinha o sonho de ser fotógrafo.

No filme, o personagem “Neguinho”, o mesmo que ouve a famosa frase “Quem falou que a boca é tua?”, volta para acertar contas com Zé Pequeno, erra o tiro e acerta Bené. Mas na história real, o assassino é esse Jairo.

“Cidade de Deus” mostra a violência, a pobreza e a falta de perspectivas que são comuns nessas comunidades. Os personagens são muitas vezes forçados a cometer crimes para sobreviver, e o filme não hesita em mostrar a brutalidade desses atos.

José Eduardo Barreto Conceição (Rio de Janeiro, 11 de abril de 1957 – Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1985), mais conhecido como Zé Pequeno, anteriormente conhecido como Dadinho, foi um criminoso do bairro carioca Cidade de Deus que atuou entre os anos 70 e 80.

Mané Galinha trabalhando como cobrador. É aí que começa a rivalidade que acaba matando os dois. Pequeno estupra a mulher de Galinha na sua frente e depois manda metralhar a sua casa, matando o seu irmão e o seu tio.

Por fim, o desfecho do filme acontece nos anos 80, quando a Cidade de Deus já é considerada uma favela gigantesca, e o tráfico cada vez mais forte. Traçando uma ponte desses discursos imagéticos com outras leituras e levando em consideração como a ficção se aproxima da realidade (ou seria a realidade da ficção?)

uma posição corporal relaxada, com a arma e a cabeça abaixadas.

Bené foi um personagem coadjuvante no filme. Entretanto, marca uma das cenas mais importantes da narrativa: sua própria morte. Ela dita a passagem de um Zé Pequeno mais brando para um homem enfurecido. Porém, na história real, muita coisa não foi contada.

A Cidade de Deus, também chamada pela abreviatura CDD pelos moradores, é um bairro da Zona Oeste do Rio. Originariamente, deveria ser um conjunto habitacional. Fazia parte de um planejamento do governo do Estado da Guanabara que, na década de 1960, buscava um modelo para o Programa Habitacional.

O Trio Ternura foi um grupo musical de funk brasileiro que surgiu nos anos 70, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Formado pelos irmãos Jair, Jairo e Nair de Souza, o grupo ficou conhecido por suas músicas românticas e dançantes, que embalaram muitas festas e bailes da época.

é uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano.

A obra situa-se na filosofia ou mesmo na teologia da História e aborda os mais variados e complexos temas que sempre apaixonaram o espírito humano que é destrinchar a origem e a substancialidade do bem e do mal, do pecado, da culpa, da morte e do direito, da lei e das penas, do tempo, do espaço, da contingência da ...

O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.

Segundo os autos, a principal liderança do crime na comunidade é Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, que foi preso em 2016 e solto no ano seguinte, tendo voltado ao comando do tráfico.

Sobre sua origem, a versão mais corrente afirma que o nome do bairro (bem como de suas ruas), alude ao livro escrito por Santo Agostinho, intitulado "De Civitate Dei" (do latim, A Cidade de Deus ).

Ex: CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002.

Zuleica desconfia de Tenório. Solano atira em José Lucas.