O que é verdade em Narcos?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O primeiro episódio de "Narcos" mostra uma história pouco conhecida: segundo o narrador, Steve Murphy - agente da DEA que realmente existiu e, assim como o parceiro Javier Peña, atuou como consultor da série - , a história da cocaína na Colômbia tem origem no Chile. Segundos especialistas, isso é verdade.

Pablo Escobar era o chefe do cartel de Medelín, na Colômbia, e um dos criminosos mais ricos da história. Era o maior fabricante e distribuidor de cocaína do mundo, responsável na época por 80% do comércio mundial da droga.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Ele chegou a ser chamado de "O maior Senhor da Droga do mundo". Em 22 de fevereiro de 2014, "El Chapo" Guzmán foi detido por elementos da Marinha do México em Mazatlan, Sinaloa. Naquele momento encontrava-se evadido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, desde 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

Único sobrevivente do Cartel de Medellín, John Jairo Velásquez faz um relato controverso sobre Pablo Escobar. Testemunhas e figuras públicas reagem. Assista o quanto quiser.

Após tiroteios e perseguições, o final mostra Yo-hwan à sendo emboscado pela Agência Antidrogas dos EUA e as autoridades sul-coreanas, depois que seu carregamento de drogas para Porto Rico é interceptado.

Jhon Jairo Velásquez

Narcos 2: após 'receber' reforço, ex-chefe dos assassinos de Escobar manda apoio a Suarez e ao Uruguai. A estreia da segunda temporada de Narcos, o seriado produzido pelo Netflix, realmente parece ter colocado os holofotes no lugar certo para Jhon Jairo Velásquez, o Popeye.

6 de fevereiro de 2020

Gustavo Gaviria foi morto no dia 11 de agosto de 1990, por unidades de operações especiais da Polícia Nacional da Colômbia, após meses de busca. Segundo a polícia, ele teria sido atingido durante o tiroteio mas, segundo Pablo Escobar, seu primo teria sido pego, torturado e assassinado.

Judy Moncada, a personagem forte e vingativa da série, não é real --é mais um dos personagens criados para amarrar a série. Ela é a representação das famílias Moncada e Galeano na vida real, ex-sócios do Cartel de Medellín que realmente se aliaram aos paramilitares e ao Cartel de Cali para derrubar Escobar.

Ele ficou conhecido pela frase “Plata o plomo” (“dinheiro ou chumbo”), forma como ele persuadia as pessoas. Quem não aceitava suas condições acabava torturado e morto pelo Cartel de Medellín. Escobar tinha seu próprio exército, o qual era composto por militares que eram conhecidos como sicarios.

A síndrome dos pterígios múltiplos foi descrita pela primeira vez por Matolcsy na década de 80 e, após, seu espectro fenotípico foi discutido em vários relatos3 mas essa síndrome foi descrita mais precisamente em 1978 por Escobar, e então sua forma não letal passou a ser conhecida como síndrome de Escobar.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022. Segundo o Ministério Público, ele foi excluído da facção criminosa. Ele tem mandado de prisão em aberto pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Há suspeita de que ele fugiu para o exterior.

Pablo Escobar, sem dúvida, é o criminoso que detém o título de narcotraficante mais rico de todos os tempos. Sua fortuna chegou a ser trinta vezes maior do que a de Guzmán, conhecido como 'El Chapo'.

Ele foi condenado a prisão perpétua em 2019. Após ser capturado, Ovidio Guzmán obteve uma suspensão judicial para impedir que fosse entregue imediatamente à Justiça americana.

Juan Carlos Ramírez Abadía – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O júri considerou provado que Guzmán movimentou mais de 130.000 quilos de heroína e cocaína no país de 1989 a 2014. Para os investigadores, os 12,6 bilhões de dólares representam um cálculo “conservador” dos lucros do traficante.

Ernaldo Pinto de Medeiros

Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê (?, 24 de abril de 1968 — Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2002), foi o maior traficante de drogas brasileiro da década de 1990.

Jhon Jairo Velásquez, conhecido como Popeye, o mais famoso pistoleiro de Pablo Escobar, que sobreviveu a sete tentativas de assassinato e a diversos atentados na prisão, morreu de câncer no esôfago ontem. Ele era o chefe dos sicários do cartel de Medellín no auge do domínio de Escobar.

Depois de se beijarem, os dois decidiram permanecer amigos, pois suas personalidades costumavam entrar em conflito. Só que com JJ também confessando que gostava de Kiara, ele não tentou conquista-la, a fim de iniciar um romance.

Impiedosa, violenta e perspicaz, ela foi a pioneira do tráfico na rota Colômbia – Flórida e chegou a ter 1500 traficantes trabalhando para ela.

Continuar lendo Quem é o Poison Narcos?