O que é verbo no pretérito perfeito do indicativo?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

Pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram. Pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam. Pretérito mais-que-perfeito: (eu) lera, (tu) leras, (ele) lera, (nós) lêramos, (vós) lêreis, (eles) leram.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito.

O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.

Indicativo

  1. Presente. euescrevo-o. tuescreve-lo. eleescreve-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euescrevia-o. tuescrevia-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euescrevi-o. tuescreveste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euescrevera-o. tuescrevera-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euescrevê-lo-ei. tuescrevê-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euescrevê-lo-ia. tuescrevê-lo-ias.

O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

No presente do indicativo, os verbos seguem o paradigma de conjugação demonstrado pelo verbo estudar: 1ª pessoa – singular: Eu estudo. 2ª pessoa – singular: Tu estudas. 3ª pessoa – singular: Ele/ela estuda.

O verbo dormir é escrito com o na sua forma infinitiva, estando errada a palavra durmir. É escrito com u apenas em algumas formas irregulares do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo: eu durmo, que eles durmam, durma você.

Quando usar 'pode'
- Ela pode enviar o e-mail até sexta-feira. - Hoje, você pode sair do estágio mais cedo. - Você pode levar o carro para oficina? - Ela pode jogar futebol.