O que é verbo de iniciação?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

São três as conjugações em língua portuguesa, de acordo com a vogal temática: a primeira envolve todos os verbos cuja vogal temática é o A, a segunda todos os verbos cuja vogal temática é E, e a terceira todos os verbos cuja vogal temática é I.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

A expressão dicendi vem do latim e significa “dizer”. É por isso que aqueles verbos empregados com esse sentido também são conhecidos como verbos de elocução/de declaração, ou seja, verbos que apresentam a maneira pela qual alguém se expressa. Não pare agora...

Posicionamento do verbo de elocução na frase
Antes do discurso: O verbo de elocução vem seguido de dois pontos. Lúcia, em desespero, gritou: – O que aconteceu?! Depois do discurso: O verbo de elocução vem separado por um travessão.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A introdução geralmente apresenta diversos tempos verbais, cada um dando um contexto diferente às informações sendo descritas. Primeiramente, ao declarar um fato amplamente aceito, o tempo presente é o mais apropriado.

estudar (verbo) -

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.

Verbos significativos (ou verbos de ação) estabelecem transitividade, podendo ser classificados em transitivos diretos ou indiretos e intransitivos.

São exemplos de verbos de estado: ter, existir, coincidir, denotar, entre outros. Pestana (2013) afirma que os Verbos de Ligação (VL) são aqueles que não indicam a ação do sujeito, promovendo uma ligação dele ao predicativo do sujeito (PESTANA, 2013, p. 708).

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

orar (verbo) -

A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso directo.

O discurso direto é introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso.

Saiba mais no texto! Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se. Veja alguns exemplos desses verbos: Não pare agora...

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Características do Discurso Direto
São chamados de "verbos de elocução", a saber: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros. Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.