O que é ver e agir?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A ação “ver e agir” consiste em uma análise dos elementos do problema e uma tomada de ação com base na intuição, experiência do responsável pela solução e com delegação ao indivíduo adequado a mesma.

PDCA é uma sigla para Plan-Do-Check-Act, em inglês. Traduzindo, significam Planejar-Fazer-Checar-Agir. Como já mencionei, o ciclo PDCA é uma metodologia de gerenciamento aplicada para a melhoria contínua.

O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão:

  • Plan: Planejar.
  • Do: Fazer, executar.
  • Check: Checar, verificar, mensurar.
  • Act: Agir.

O método ver-julgar-agir precisa ser vivenciado a partir de um lugar especial: o de discípulos missionários. É com o olhar de discípulo missionário de Cristo que o cristão vê a realidade, capta o que está acontecendo e busca na Palavra de Deus iluminação para melhor compreender e agir.

Vivemos em um mundo onde a lei da física diz que cada ação tem uma reação. Por isso quando queremos algo é preciso agir para que algo de novo aconteça, nada no mundo acontece por acaso, tudo acontece como uma reação em cadeia.

Dessa forma, destaquei quatro aspectos da mentalidade Lean que são importantes para moldarmos comportamentos a partir de processos mais eficientes, eficazes e seguros:

  1. Hansei. Hansei (“auto-reflexão”) é uma ideia central na cultura japonesa e na mentalidade Lean. ...
  2. Jishuken. ...
  3. Heijunka. ...
  4. Kaizen.

De forma resumida, podemos dizer que um Plano de Ação é um documento utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingimento de um resultado desejado ou na resolução de problemas.

5W2H é uma sigla para as sete perguntas que precisam de respostas ao usar a ferramenta: What (O quê), Who (Quem), When (Quando), Where (Onde), Why (Por quê?), How (Como) e How Much (Quanto). Ainda, existem variações como 5W1H e 5W3H, sendo a primeira sem o How Much e a segunda incluindo o How Many (Quantos).

Um plano de ação é uma forma organizada e que segue uma metodologia definida para definir metas e objetivos, as atividades que devem ser realizadas, apontar os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar o andamento de um projeto, para que se possa atingir os melhores resultados.

Otimizando fluxos de processo
Em outras palavras, as empresas que praticam a Liderança Lean experimentam menos retrabalho, com ferramentas mais eficazes, menores taxas de erro e menos quebra de máquinas. A tese “A excelência em processos requer excelência em liderança” é aplicada e colocada em prática.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

  • Primeiro Pilar: Estratégia.
  • Segundo Pilar: Processos.
  • Terceiro Pilar: Pessoas.

Sendo fiel a tal mandato, Joseph Léon Cardijn marcou positivamente a história da Igreja e a história do Mundo. Cardijn proclamou uma mensagem, a mensagem de Cristo. Mensagem de amor e fraternidade. Apresentou-nos também um método: Ver, Julgar e Agir.

Nestes tempos de extrema turbulência e crise de valores, a LeYa publica Quem sou eu para julgar?, uma reunião de textos sobre os mais diversos assuntos. Com uma linguagem direta, simples, mas que toca o coração, o Papa nos coloca diante do real valor da vida: nossa relação com o outro, com Deus e com o mundo.

O enfoque no agir humano, como um desvio necessário à manutenção do equilíbrio contingente do sistema, deve perpassar pela análise das características e dos fundamentos de diferentes correntes éticas, que servem de 'pano de fundo' para o convívio moral dos agentes, nos ambientes organizacionais e sociais (sistemas ...

Significado de agir
Fazer alguma coisa; realizar, atuar ou fazer: o político só falava, mas não agia. Realizar algum tipo de trabalho ou ocupação; trabalhar: os policiais preferem agir durante o dia. Comportar-se de certa maneira; comportar-se: é preciso agir com calma; age como uma pessoa honesta.

O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal.