O que é velamento das células Etmoidais?

Perguntado por: rpilar7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

o que é o velamento das celulas etmoidais e da mastoide? Velamento é o termo utilizado pelo médico radiologista para designar a imagem de uma cavidade (mastóide, orelhas, células ou seios etmoidais) ocupada por algum material diferente de ar, quando este seria, em regra, o normal.

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

o que quer dizer espessamento do revestimento mucoso no seio maxilar direito, de células etmoidais e no seio maxilar esquerdo? Quer dizer que a mucosa dos seios paranasais (espaços na face que contém ar e se comunicam com a cavidade do nariz) está espessada. Precisa ser avaliado de acordo com os seus sintomas.

Velamento difuso de um hemitórax é chamado de hemitórax opaco (HO). Essa é uma condição frequentemente encontrada em serviços de emergência, na qual o médico assistente precisa tomar uma decisão imediata para a escolha da conduta mais adequada.

O velamento é uma densidade extra, indesejável, sobreposta à densidade básica de um filme, podendo ocorrer quando o tempo de exposição é exagerado, utilização de filmes deteriorados, inadequado armazenamento, data de validade ultrapassada e pelo processamento, com o uso de soluções também deterioradas, iluminação ...

Numa radiografia o que aparece branco é onde os raios-x não passaram ou passarem pouco (como osso, metal, partes mais densas do corpo). O que aparece escuro é porque muitos raios-x passaram (como ar e gordura). Essas partes escuras são quase transparentes aos raios-x, daí o nome radiotransparentes (ou radioluscentes).

A densidade radiográfica, também conhecida como densidade óptica, é o grau de enegrecimento da imagem. Ou seja, ela é responsável pelo escurecimento dos exames. Quanto maior for a densidade, mais escura será a imagem. O controle da densidade é feito, principalmente, pela quantidade de Raios X emitida.

O osso etmoidal ajuda na manutenção da posição do encéfalo dentro da cavidade craniana, a partir da crista etmoidal, estrutura localizada entre as duas lâminas cribriformes. A lâmina perpendicular do osso etmóide forma o teto septo nasal.

Célula etmoidal supraorbital é a célula etmoidal que se estende na direção superolateral entre a parede medial da órbita e o teto do etmoide (Figura 9)(13).

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

Opções de Tratamento
Medicamentos anti-histamínicos, descongestionantes e corticosteroides nasais podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados à alergia e inflamação. Irrigação nasal: A lavagem nasal com solução salina pode ajudar a remover o muco espesso e aliviar a congestão.

Um processo inflamatório/infeccioso de origem dental, quando associado ao assoalho do seio maxilar, pode estimular uma resposta de defesa da membrana sinusal: um espessamento mucoso.

os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.

Este teste foi executado para verificar se a imagem obtida de uma peça anatômica (mandíbula – região de molares) apresentava alteração quanto a sua nitidez, densidade e contraste.

Os padrões radiográficos podem ser classificados como pneumonia lobar, broncopneumonia e pneumonia intersticial. Pneumonia lobar é causada pela disseminação interalveolar de exsudatos por meio dos poros de Kohn e canais de Lambert [fig. 2]. O organismo protótipo deste tipo de infecção é o Streptococcus pneumoniae.

Foram excluídas as radiografias veladas (entende-se por velada, as películas que sofreram exposição à luz antes da revelação) e as películas passadas como teste para verificação da processadora automática.

Por meio da incidência radiográfica interproximal observamos, imagem radiolúcida ( indicado por setas ) na região amelo- cementária compatível com velamento cervical. É um fenômeno do aumento da radiolucência da região cervical.

Quanto mais o filme é exposto aos Raios-X, mais escuro ele se torna após o seu processamento, portanto mais denso ficará; tempo de exposição curtos resultam em radiografias de baixa densidade (claras).

Este equipamento é uma Câmara de Revelação de uso profissional, para revelar radiografias periapicais, interproximais e oclusais para seu consultório odontológico.

Nas áreas em que houver muita absorção da radiação, ela se chocará com a chapa de forma menos intensa, por isso, as imagens terão coloração clara. Ou seja, partes mais duras e densas, como ossos, aparecem brancas nas imagens de radiografia. Já as partes moles, como gordura e vísceras, aparecem mais escuras.