O que é veia poetica?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

É uma habilidade verbal a ser exercitada e constantemente aprimorada. E isso, através da leitura de poesia, de todos os tipos, de todos os poetas, desde clássicos, vanguardistas, da música popular, do folclore.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Poética é um ramo da Filosofia que busca analisar a qualidade das obras de arte de acordo com o conceito e objetivo de cada uma das sete artes. Busca, também, explicar o propósito das artes narrativas, que hoje em dia pode-se dizer que estão entre literatura e poesia.

A Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem que tem como objetivo valorizar a mensagem, da forma que ela está sendo transmitida.

A função poética, também denominada estética, é uma das seis funções da linguagem e se centra na forma da mensagem, já que se utiliza para produzir um efeito estilístico e estético. Por exemplo: A lua brilhava em seus olhos.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Veja, a seguir, os principais tipos de linguagem literária: Linguagem lírica ou poética: é marcada pela presença de elementos plurissignificativos ou que causam certa estranheza. Ela está presente na poesia em verso ou em prosa. Linguagem narrativa: também pode fazer parte de textos escritos em verso ou em prosa.

Se a estética é especulativa, filosófica, a poética, pelo contrário, constitui um programa de arte, tem um caráter normativo e operativo.

A Poética de Aristóteles procura abordar os diferentes tipos de poesia, a estrutura de um bom poema e a divisão de um poema em suas partes componentes. O autor define a poesia como um "meio de imitação" que procura representar ou duplicar a vida por meio de caráter, emoção ou ação.

Na linguagem poética, as principais características observadas são: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma e qualidade da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).

A função expressiva ou emotiva transmite as emoções e os sentimentos do emissor da mensagem. É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc.

Recurso linguístico que foca na mensagem do emissor
A Função Emotiva, também chamada de Função Expressiva, fundamenta-se na subjetividade, isto é, na mensagem que é utilizada pelo emissor, caracterizada pela transmissão de emoções e sentimentos.

Accion Poética (Ou ação poética no português ao pé da letra) é o movimento mural-literario que teve inicio em Monterrey, Nuevo León, México en 1996. Seu fundador foi o poeta mexicano Armando Alanis Pulido e consiste em pintar e intervir nas paredes das cidades em fragmentos de poesias.

São características da Função Poética, exceto: Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal.

A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

eu lírico é a voz que enuncia o poema.