O que é VDRL reagente 1 1?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A titulação de Venereal Disease Research Laboratory VDRL 1:1 é indicativa de titulação baixa e sem sinais de reinfecção. Recomenda-se, no entanto, que o VDRL seja repetido a cada 3 meses.

O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos.

Consideramos normal o exame de VDRL quando o resultado é não reagente, ou seja, negativo. Quando ele apresenta reagente 1/1,1/2, 1/4 ou até 1/8, ele pode ser um falso positivo, devido à reação cruzada das doenças citadas anteriormente.

Sífilis primária: “Começa com uma lesão no local de entrada da bactéria. Pode ser na genitália, na boca ou no ânus”, relata Costa. Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.

Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.

O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

Geralmente, resultados falso-positivos apresentam títulos abaixo de 1/8, mas títulos de até 1/256 já foram descritos em pacientes sem sífilis.

A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.

Um resultado de VDRL 1/2 significa que o sangue – mais propriamente o soro sanguíneo – tem anticorpos que reagem só até a diluição meio a meio (uma parte de soro e uma parte de diluente); título 1/64 significa que uma parte do soro sanguíneo misturado com 63 partes de um diluente continua a levar a uma reatividade, tal ...

Reagente Reagente Podem significar sífilis ativa, sífilis latente ou sífilis tratada. Para esclarecer o caso, deve-se analisar a história do indivíduo (dados clínicos e epidemiológicos). Reagente (geralmente em títulos baixos) Não reagente Provavelmente é uma reação cruzada e esse resultado um falso-positivo.

O resultado positivo quantitativo é dado através de titulações que significam diluições (1:2, 1:4, 1:8, 1:16, 1:32 etc). Não se pode inferir o tempo de infecção e nem gravidade de doenças por estas titulações. Estes testes são ótimos para rastreio e devem ser os primeiros a ser solicitados.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

O que significa cada resultado? Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.

Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Sífilis latente: fase assintomática (quando o paciente é portador da infecção mas não apresenta sintomas).

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

O resultado positivo, como o próprio nome sugere, significa que o paciente está com sífilis. Em contrapartida, se o resultado apresentado for negativo, significa que o paciente não está infectado (ou está curado, caso tenha sido diagnosticado com a doença anteriormente).

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, sim, ele pode ter transmitido a doença pelo contato sexual, principalmente pelo fato de o casal não estar usando preservativo. "Sífilis é causada por uma bactéria que é transmitida por meio do contato sexual, mesmo sem a pessoa apresentar sintomas", diz ele.

As primeiras fases do problema podem ser bem discretas e imperceptíveis, e a pessoa pode passar por eles sem notar, chegando à fase terciária, a mais grave de todas, entre dois e 40 anos depois da infecção.