O que é VCM e HCM baixo no hemograma?

Perguntado por: mgoulart6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

VCM e HCM baixos: indica anemia por falta de ferro; VCM e HCM normais: indica anemia crônica, talassemia; VCM e HCM altos: indica anemia megaloblástica.

O hemograma completo, também conhecido por HGM, é um tipo de exame de sangue responsável por analisar as células que compõe o tecido sanguíneo - Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea); para detectar distúrbios do organismo, confirmar um diagnóstico ou monitorar ...

Frutas: bananas e uvas estão no topo da lista, seguidos por os figos. Estas três frutas são deliciosas, podem ser consumidas em diversas receitas e sobremesas e incrementam a quantidade de ferro e hemoglobina no organismo. Outros alimentos e complementos: tofu, cevada, linhaça, leite e água.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é a medida do conteúdo de hemoglobina por glóbulo vermelho. Também medida por instrumentos automatizados, pode ser calculada pela divisão da taxa de hemoglobina pelo número de glóbulos vermelhos. A HCM é o reflexo da massa de hemoglobina.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

Quais são os sintomas da hipocromia?

  • fadiga;
  • sonolência;
  • fraqueza;
  • astenia;
  • mal-estar;
  • alteração na pele, em geral mais pálida que o habitual.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

VCM é o Volume Corpuscular Médio e indica o tamanho médio dos glóbulos vermelhos, também conhecido por hemácias. Seu cálculo ajuda no diagnóstico de algumas doenças, como a anemia. O índice do VCM é medido por unidade de fentolitro (fL) e a sua análise é feita no Hemograma, dentro do grupo dos índices hematimétricos.

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.