O que é VAS medicina?

Perguntado por: dmedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

É o procedimento técnico utilizado para remover secreções do trato respiratório (oral e nasal), quando necessário. Remover por aspiração as secreções do trato respiratório sem que haja traumatismo; • Promover permeabilidade de vias aéreas superiores; • Fornecer adequada oxigenação ao paciente.

DIFICULDADE RESPIRATÓRIA DE INÍCIO SÚBITO, TOSSE, RESPIRAÇÃO RUIDOSA, CHIADO E NÁUSEA. EVOLUÇÃO PARA OBSTRUÇÃO TOTAL - AGRAVAMENTO DA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA, CIANOSE E PERDA DE CONSCIÊNCIA.

A via aérea avançada pode ser obtida por IOT ou DEGs (p. ex., máscara laríngea, tubo duplo esôfago-traqueal ou tubo laríngeo).

Quais indicadores que sinalizam necessidade de aspiração? Presença de secreção visível na VA; Presença de ruído no tubo traqueal; Presença de roncos e/ou crepitações e redução dos sons pulmonares na ausculta pulmonar; Desconforto respiratório; Queda da SpO2; Oscilações na curva de fluxo do ventilador.

As Infecções do Trato Respiratório Superior são consideradas as mais comuns. Elas são causadas em sua maioria por vírus, do tipo influenza tipos A e B, vírus sinciciais respiratórios (VSR), o metapneumovírus humano, adenovírus e rinovírus.

Na evolução normal de uma infecção viral o quadro se inicia com febre, prostração e secreção aquosa e, após o quarto ou quinto dia, os sintomas costumam melhorar. Se houver uma infecção bacteriana, a febre retorna, o estado geral piora e, frequentemente, a tosse e a secreção nasal aumentam.

A maioria das IVAS não dura mais que 5 a 7 dias, sendo o pico dos sintomas respiratórios entre o 3º e o 6º dias, quando passam a melhorar. Em alguns casos, os sintomas podem durar mais de 10 dias.

Como proceder perante uma obstrução da via aérea?

  • Enquanto a vítima conseguir tossir, encoraje a tosse na tentativa de expelir o corpo estranho;
  • Se resolver, avalie a situação e recorra a um serviço de saúde se necessário;
  • Se a vítima não conseguir tossir, aplique cinco pancadas nas costas:

Deve-se estar preparado para prestar atendimento de emergência em qualquer caso de obstrução completa das vias aéreas. Acionar o serviço médico de urgência (SAMU 192) e, em seguida, iniciar a manobra de Heimlich (sistema de compressões no abdome abaixo do nível do diafragma).

Realização de compressões abdominais (manobra de Heimlich)
Cerra uma mão e coloca a outra mão sobre o punho. O socorrista coloca as mãos entre o esterno e o umbigo e empurra as mãos para dentro e para cima. Uma tosse forte na maioria das vezes expulsa o objeto das vias respiratórias.

Após a inserção de uma via aérea avançada, pode ser razoável que o provedor administre 1 ventilação a cada 6 segundos (10 respirações / min) com compressões contínuas do tórax(10).

Após a aplicação de 30 compressões, o socorrista que atuar sozinho deverá abrir a via aérea da vítima e aplicar duas ventilações.

As vias aéreas superiores têm localização extratorácica e são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Já as vias aéreas inferiores têm localização intratorácica, e é composta pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que são as estruturas funcionais do pulmão.

3º Os pacientes atendidos em Unidades de Emergência, Salas de Estabilização de Emergência, ou demais unidades da assistência, considerados graves, mesmo que não estando em respiração artificial, deverão ser aspirados pelo profissional Enfermeiro, exceto em situação de emergência, conforme dispõe a Lei do Exercício ...