O que é valor ético e moral?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os valores éticos se diferenciam dos morais porque a Ética e a Moral são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes. Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem.

A ética é um ato pensado, uma filosofia de vida para um comportamento individual que segue um código bom para todos. A moral é o conjunto de valores, costumes, regras, hábitos e convenções estabelecidas por cada grupo social, podendo ser ética ou não.

Esses valores podem ser influenciados por uma variedade de fatores, incluindo a religião, a cultura, a família e até mesmo personalidades individuais. Alguns exemplos comuns de valores morais incluem a honestidade, a lealdade, a justiça, o respeito e a compaixão.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Os valores éticos são compostos por três princípios básicos: a justiça, o respeito. e a solidariedade.

A moral refere-se ao conjunto de normas e regras baseadas na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral e sobre os princípios que sustentam e orientam as ações humanas.

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

O que é moral? Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

O que são valores morais? Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

O que é ser ético: exemplos
Cumprir e respeitar as leis. Preservar o meio ambiente. Votar para os governantes. Preservar o bom convívio coletivo.

Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo: Respeito pelas pessoas. Beneficência. Justiça.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral). A moral é o conjunto de normas que dizem respeito ao bem e ao mal, ao certo e ao errado.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.