O que é valência ecológica?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para isso, os ecólogos usam o critério da valência ecológica, que é a capacidade que a espécie possui de povoar habitats variados, suportando grandes variações ambientais. Em função desse critério, as espécies podem ser divididas em: Euriécias: aquelas com grande valência ecológica, podendo ocupar habitats variados.

Os factores ecológicos podem afectar as espécies: de forma contínua, entre níveis extremos (por exemplo, temperatura e pH); só afectando o desempenho quando atingem valores elevados (por exemplo, toxinas e poluentes); ou o factor é essencial em pequenas quantidades, mas tem influência negativa em valores elevados (por ...

Dessa for- ma, abundância, distribuição e fatores que regulam sobrevivência e reprodução são considerados elementos-chave na Ecologia de Populações.

Diante disso, listamos a seguir alguns conceitos básicos em ecologia que são essenciais para a compreensão dessa área. Biomassa = Matéria orgânica que compõe o corpo dos organismos vivos. Biosfera = Regiões do planeta onde existem seres vivos. Biótopo = Área geográfica onde se encontra uma comunidade.

A ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o meio ambiente. A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia.

Essa área da Biologia é extremamente importante, pois, conhecendo essas interações, podemos entender os impactos ambientais e os desequilíbrios causados às populações de todos os seres vivos em decorrência da ação humana.

A ecologia é uma ciência complexa e ampla que nos permite entender o funcionamento do planeta. Ao compreender como os organismos vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, é possível criar medidas de preservação de espécies. Para poder prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Porém, o desequilíbrio ecológico pode ser resultante de atividades humanas desordenadas como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito ...

O nicho ecológico descreve como um organismo vive em um ecossistema. Isso inclui as relações ecológicas que mantém, como escapam de predadores, do que e como se alimentam e a forma de reprodução. Esses fatores determinam se uma população se mantém viável ou não em um determinado ambiente, ao longo de tempo.

Desequilíbrio ambiental ocorre quando algum evento, natural ou consequente da ação humana, impacta negativamente o equilíbrio daquele ecossistema. Quando poluímos o ambiente, estamos afetando negativamente diferentes seres vivos. Desequilíbrio ambiental são alterações em um ecossistema que o afetam de maneira negativa.

Classificação das relações ecológicas
Elas podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie, sendo classificadas como relações intraespecíficas, ou de espécies diferentes, como relações interespecíficas. Além dessa classificação, as relações ecológicas podem ser tidas como harmônicas ou desarmônicas.

Os conceitos de população e comunidade são importantes no estudo da Ecologia. A população diz respeito a apenas uma espécie, e a comunidade refere-se a várias. Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos, o meio ambiente e a interação entre os seres vivos com o meio e entre eles próprios.

A sucessão ecológica passa por três fases: a ecese, seral e clímax.

Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo.