O que é urutau na língua indígena?

Perguntado por: oespinosa3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O urutau é uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas - Mato Grosso). O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.

O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”. Há uma crendice na Amazônia de que as penas da cauda do urutau protegeriam a castidade. Por isso, a mãe varre debaixo das redes das meninas com uma vassoura confeccionada com estas penas.

Lá longe se escuta apenas o urutau ou também conhecido por mãe-da-lua, algo semelhante a “foi, foi, foi....”, canto do pássaro que anuncia o presságio ou aviso da morte. Nome tupi que significa “ave fantasma”, diz a lenda que seria uma bela jovem que perdeu o seu amor, um jovem guerreiro da mesma tribo.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira.

Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados, onde sua presença inusitada é frequentemente noticiada pelos jornais.

Reza a lenda que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado seu povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamentava por sua mãe.

Você sabia que existem cinco espécies diferentes de urutau? Conhecidas como aves-fantasma, os urutaus têm características curiosas e comportamentos misteriosos!

Comum na Amazônia e na região nordeste do Brasil, o urutau-de-asa-branca (Nyctibius leucopterus) se alimenta de insetos noturnos, besouros, mariposas e percevejos. Com cerca de 38 centímetros de comprimento, apresenta uma mancha alva na base das asas, vista durante o voo.

Entre elas, o urutau, também chamado de mãe da Lua ou ave fantasma. Além do olho mágico, a espécie chama atenção por botar apenas um ovo, que é chocado sempre na ponta de um único tronco quebrado. Na crença popular, a ave é vista como sinal de mau agouro, devido ao canto e associada à aparição do Curupira.

Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória.

Nyctibius griseus

O urutau (Nyctibius griseus) é conhecido também como mãe-da-lua e kúa-kúa. Em tupi, seu nome remete à “ave fantasma”, devido ao canto noturno. A espécie tem entre 33 e 38 centímetros de comprimento.

Dessa maneira, ao desejar criar um urutau é essencial ter autorização para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave. Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente.

"O urutau é facilmente encontrado em reservas florestais, mas pode aparecer também em bairros urbanizados de algumas cidades", afirma o biólogo e pesquisador Fabio Schunck. Na região metropolitana de São Paulo, a ave pode ser vista com frequência na área da represa do Guarapiranga.

Ao contrário de muitas aves, o urutau não constrói ninho. Sua reprodução se dá numa cavidade natural na ponta de um tronco ou galho quebrado de uma árvore a poucos metros do solo.

Uma interpretação recorrente é a de que passarinho entrando na janela significa mudanças em um futuro próximo, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, a cena pode indicar a proximidade da resolução de um problema, ou uma separação iminente.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...

Urutau. Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.

Põem um único ovo que é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.