O que é unidade temática no plano de aula?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Pense que cada componente curricular possui competências gerais e específicas que precisam ser desenvolvidas, e que para isso unidades temáticas detalham, em objetos de conhecimentos, os assuntos que precisam ser postos para que as habilidades sejam trabalhadas efetivamente.

A BNCC, para o campo da Matemática nos anos iniciais, apresenta quadros divididos em cinco unidades temáticas (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística), objetos de conhecimento e habilidades.

As unidades temáticas, todas voltadas ao exercício da cidadania, são: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial e natureza, ambiente e qualidade de vida.

Conheça as seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e Jogos. Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. ...
  • Esportes. ...
  • Ginástica. ...
  • Danças. ...
  • Lutas. ...
  • Práticas corporais e aventura.

A matriz de ciências na base possui três unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Os objetos de conhecimento são distribuídos dentro dessas unidades temáticas.

Quais são as Unidades Temáticas de língua portuguesa? Os campos de atuação, ou seja, os contextos em que os gêneros textuais são feitos e consumidos, também têm destaque na BNCC. E essa é a maior novidade do documento para a Língua Portuguesa.

1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.

Unidade curricular é a base do Itinerário Formativo e diz respeito a uma atividade com carga horária pré-definida, que a escola cria de acordo com seu contexto e infraestrutura. Por exemplo: clube de leitura, oficina de audiovisual ou laboratório.

Já os eixos da Matemática correspondem aos nomes dos cinco grandes blocos nos quais os conteúdos escolares costumam ser agrupados, principalmente nos livros didáticos de EB: geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; números e operações; álgebra e funções.

Nessa direção, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização.

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...

  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como eixo estruturante da Educação Infantil as interações e as brincadeiras, vai falar que o interagir durante o brincar traz uma gama de aprendizagens para o desenvolvimento da criança.

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Para cada unidade, são os conteúdos, conceitos e processos abordados nas habilidades, onde aparecem como o complemento do verbo. Por exemplo, em Ciências, a habilidade "nomear e representar graficamente partes do corpo humano" trabalha o objeto de conhecimento "corpo humano".

As Unidades Temáticas são: “Mundo pessoal: meu lugar no mundo”; “Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo”; “A comunidade e seus registros”; “As formas de registrar as experiências da comunidade”; “O trabalho e a sustentabilidade na comunidade”; “As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município”; “O ...

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

Nesta unidade temática, o objetivo principal é compreender as características (dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles) da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, bem como os fenômenos relacionados a eles.

O estudo deve abranger o conhecimento das condições de saúde que afetam a sociedade, como saneamento básico, qualidade do ar e condições nutricionais da população e o papel do Estado na criação, manutenção e aprimoramento de políticas públicas que permitam o desenvolvimento de condições propícias à saúde.