O que é unidade alvéolo?

Perguntado por: ddrumond9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Alvéolos pulmonares são pequenas bolsas que constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório. Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios.

Estrutura dos alvéolos pulmonares
Vistos a um microscópio, o que é necessário, pois são partículas minúsculas que medem aproximadamente 1mm, o formato é de uma lâmina formada de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras elásticas e reticulares que serve de sustentação à rede de capilares alveolares.

Bronquíolos e alvéolos são as unidades funcionais do pulmão. É nos alvéolos que ocorre a hematose.

Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue. Esse processo é conhecido como hematose.

Uma rotina de exercícios que incorpore atividade aeróbica pode ajudar a melhorar sua capacidade pulmonar.
...
Faça mais exercícios aeróbicos

  1. Andar.
  2. Correr.
  3. Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  4. Dançar.
  5. Lutar boxe.
  6. Jogar tênis.

A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue, a hematose. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

A manobra de recrutamento alveolar (MRA) é uma técnica que utiliza o aumento sustentado de pressão na via aérea com o objetivo de recrutar unidades alveolares colapsadas, aumentando a área pulmonar disponível para a troca gasosa e, conseqüentemente, a oxigenação arterial 16.

A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.

Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios. Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo. São pequenas bolsas que agrupadas lembram um cacho de uva e recebem o nome de sacos alveolares.

O alvéolo dentário corresponde a uma cavidade no osso da mandíbula e da maxila onde alberga a(s) raiz(es) dentária, sendo sua existência dependente do germe dentário.

Tipos celulares presentes nos alvéolos pulmonares

  • Pneumócitos do tipo I: são células epiteliais pavimentosas finas que formam um revestimento em torno dos espaços alveolares. ...
  • Pneumócitos do tipo II: são células epiteliais cúbicas que se situam abaixo das células epiteliais da superfície ou salientando-se entre elas.

UNIDADE FUNCIONAL/SEGMENTO MOTOR DA COLUNA VERTEBRAL
A unidade funcional da coluna vertebral, também conhecido como segmento motor, é constituída pelas duas vértebras adjacentes interligadas pelo disco intervertebral. Ele é que propicia a flexibilidade da coluna e ao mesmo tempo estabilidade.

A insuficiência respiratória aguda é resultado do comprometimento agudo ou crônico na troca gasosa entre os pulmões e o sangue, causando hipóxia com ou sem hipercapnia. Os pacientes podem apresentar dispneia, ansiedade, confusão, taquipneia, disfunção cardíaca e parada cardíaca.

Porção respiratória: é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos, que são as partes responsáveis pela ocorrência das trocas gasosas. É nessa porção que o oxigênio inspirado passará para o sangue e o gás carbônico presente no sangue passará para o sistema respiratório.

Nas trocas gasosas, que ocorrem nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina dióxido de carbono para o interior dos alvéolos e absorve o oxigênio proveniente do ar inspirado.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos.

Especificamente a vitamina A, C, e D, beta-caroteno, vitaminas B, selênio, e zinco. Estes nutrientes são essenciais para a saúde do trato respiratório e dos pulmões.

Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua.
...
Em termos físicos, ele deve que apresentar algumas características, como:

  1. tecido altamente vascularizado;
  2. cor clara, em tom avermelhado;
  3. alta flexibilidade e elasticidade.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo.