O que é úmero no ultrassom?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

As curvas de crescimento publicadas na PLOS Medicine trazem informações sobre circunferência da cabeça e do abdome, do comprimento do úmero (o osso que vai do ombro ao cotovelo) e do fêmur, além de estimativas do peso do feto, feitas a partir dessas medições.

O ultrassom obstétrico é um exemplo de exame que possibilita ao médico identificar malformações no pré-natal. Além disso, essa ultrassonografia também é usada para acompanhar a evolução do bebê, seu desenvolvimento e descartar complicações que podem ocorrer durante a gestação.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

O que é o úmero
De maneira simples, o úmero é um osso longo e o maior do membro superior que conecta o cotovelo ao ombro. Articula-se com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame.

Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg. “Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.”

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.

A Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica de rotina é uma ferramenta vital e é recomendado no acompanhamento pré-natal entre a 14ª e 20ª semana de gravidez. Ele possibilita a avaliação básica da morfologia fetal, da placenta e do volume de líquido amniótico, essenciais para determinar a saúde e o bem-estar do bebê.

O uso de drogas lícitas e ilícitas, algumas medicações também são causas. Existe uma estimativa de que 15 a 25% das malformações ocorram devido às alterações genéticas, 8 a 12% são decorrentes de fatores ambientais e 20 a 25% envolvem genes e fatores ambientais (herança multifatorial).

Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.

Formando os braços, antebraços, punhos e mãos, temos: Úmero: é o maior osso do membro superior e é responsável por formar o braço.

O tratamento destas fraturas visa evitar este quadro, através de uma rigorosa avaliação dos doentes e do seu padrão de fratura. Uma grande parte destas fraturas pode ser tratada conservadoramente, sem cirurgia, com um período de cerca de 4 a 6 semanas de imobilização adequada.

Os músculos do braço são aqueles agrupados em torno do úmero, sendo eles: bíceps braquial, braquial, tensor da fáscia antebraquial, tríceps braquial e ancôneo. Originam-se na escápula e no úmero e inserem no antebraço, agindo sobre a articulação do cotovelo e fáscia do antebraço (GETTY, 1986).

As fraturas do úmero podem acontecer em dois locais: no úmero proximal (região superior do osso do braço que se encaixa com a escápula no ombro) e no úmero “braço” (região no meio do braço).

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

50 centímetros

O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa e desempenha um importante papel na sustentação do esqueleto. Normalmente, o tamanho do fêmur é proporcional ao da pessoa: um homem com altura igual a 1,80 metro, por exemplo, tem um fêmur de cerca de 50 centímetros.