O que é uma voz fina?

Perguntado por: ujesus6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

15 anos

Geralmente, a muda vocal ocorre entre os 13 e 15 anos nos meninos e um pouco mais cedo nas meninas, entre 12 e 14 nos e tem duração média de 6 meses. As alterações vocais relacionadas à muda vocal comumente podem extrapolar estes limites de duração e característica vocais observadas.

Os tons de voz ainda sem ligam diretamente com as emoções, como agudos relacionados à alegria e os graves à tristeza ou seriedade. Mas, porque será que uma voz que achamos diferenciada pode incomodar tanto? “O impacto da voz aguda no ouvido humano é muito ruim porque nós capturamos com mais facilidade os sons graves.

“Os distúrbios da voz se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade (mais fraca ou mais forte), mudanças de tom (mais grave ou mais agudo), diminuição do tempo de fonação (maior necessidade de pausas no discurso)”, explica a fonoaudióloga ...

Alergias, inflamações, fumaça do cigarro (direta e indiretamente), tensão, uso excessivo e abuso (gritar, por exemplo) podem prejudicar a sua voz.

A maneira de falar é uma forma pela qual avaliamos as pessoas a nosso redor. Quem tem uma voz atraente é considerado competente, gentil e confiável. Isso, por sua vez, produz um "efeito halo", ou efeito auréola — em que vemos pessoas que consideramos boas como mais atraentes.

Os pesquisadores fizeram os cálculos e concluíram que o pico de atração acontece com vozes a 96 Hz – frequência média parecida com a do ator Jon Hamm, o Don Draper na série Mad Men, que você pode ouvir no vídeo abaixo.

Além da anatomia, a voz depende de fatores culturais e familiares. Todos usam modulação, articulação, respiração e ressonância de jeitos diferentes e isso também faz com que a voz seja única.” Outra particularidade da voz é que ela está intimamente ligada às emoções.

Remédio para engrossar a voz
A prescrição de testosterona (hormônios masculinizantes) é o procedimento conhecido no caso de transgêneros que queiram engrossar a voz.

Emitir sons graves
Um outro exercício que ajuda a engrossar a voz é emitir os sons "oh oh oh" em um tom mais grave que se conseguir, repetindo 10 vezes, podendo-se acrescentar uma frase no fim, entre cada repetição.

testosterona

O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.

Como em qualquer processo evolutivo, também podem acontecer alterações na mudança de voz no período da puberdade que podem se prolongar, retardar ou ficar incompleta.

Fale em frente a um espelho.

  1. A altura da voz (grave ou aguda) é determinada pela quantidade de vibração das cordas vocais.
  2. Se você tiver uma voz aguda, é porque as suas cordas vocais vibram em alta frequência.
  3. Se a sua voz for grave ou profunda, isso significa que as cordas vocais vibram em baixa frequência.

Elas vibram, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres a fim de gerar a fala. Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.

O desconforto que sentimos por ouvir nossas vozes em gravações de áudio provavelmente se deve a uma mistura de fisiologia e psicologia. Por um lado, o som de uma gravação de áudio é transmitido ao seu cérebro de maneira diferente do som gerado quando você fala.