O que é uma viscose Sarjada?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O que é a viscose sarjada? É uma variação da viscose, porém muito mais encorpada. É comum ouvir pessoas falando que viscose amassa muito fácil e a viscose sarjada é exatamente a solução para esse problema. Por ser menos leve e mais encorpada, ela amassa com mais dificuldade.

O nome da melhor viscose é viscose rayon. Ela tem algumas estrias na diagonal, que é o que chamamos de rayon. Esse efeito dá um charme a mais no tecido. Esse tipo de viscose é um pouco mais encorpada que a viscose comum e mais cara.

Qual é a diferença entre Viscose e Viscolinho? Basicamente a diferença entre às duas são a composição e a trama, a Viscose tem uma superfície mais lisa e plana, já o Viscolinho tem uma superfície mais tramada igualmente a do Linho e os fios não são uniformes.

1. VISCOSE: Falar de tecido fresquinho é praticamente a mesma coisa que falar de viscose. Ela é aquele tecido leve, confortável e que transpira, ou seja, não retém calor.

A viscose é uma fibra artificial assim como o cupro e a fibra de bambu. Diferente de fibras naturais como algodão, linho e o cânhamo, o processo de produção das fibras artificiais passam por uma transformação química.

Caso sua roupa seja 100% de viscose, será difícil fazer com que ela recupere seu tamanho original, mas se for de viscose elástica, com certeza ela não terá encolhido tanto assim e, além de tudo, possui a capacidade de se recuperar – pelo menos na maioria das vezes.

A viscose é uma opção de tecidos leves que não amassam. Ao contrário do acrílico, ela aparece mais em roupas de verão, como camisas masculinas estampadas. Por isso, pode ser uma ótima peça para levar em viagens para cidades litorâneas.

Entre estes, estão o gazar, o cetim e o musseline. É muito raro encontrar tecidos 100% seda usadas no dia a dia.

A viscose é um tipo de tecido semi-sintético, criado como uma alternativa artificial mais barata à seda, resultante da extracção de fibras de celulose do núcleo de algumas árvores como o pinheiro, bambu ou eucalipto convertido em fios de tecido.

Liocel

Liocel: tudo sobre o tecido sustentável que substituirá a viscose - AgeFlor. Produzido comercialmente há 30 anos, o liocel é o tecido da vez. Seu aspecto sustentável, atrelado à maciez e ao brilho de sua superfície, tem conquistado cada vez mais marcas, incluindo as gigantes do fast fashion, como Zara e H&M.

Algodão

Algodão. O algodão é o tecido mais leve e fresquinho. É uma fibra natural que deixa a pele respirar. É um material encontrado em vários outros tecidos que veremos a seguir.

Poliéster. O tecido de poliéster apesar de ser sintético, quando misturado com o algodão ele se torna um tecido de alta qualidade e que não amassa. Essa é uma combinação bastante usada na confecção de roupas para o dia a dia e camisas sociais masculinas, o que proporciona muito conforto, respirabilidade e durabilidade.

O elastano, muito conhecido como lycra, surgiu no mundo da moda no final da década de 1950 e nunca mais deixou de ser utilizado.

E a resposta é: SIM! Todo tecido que tem algodão, tem encolhimento! Viscose, VISCOLINHO, o linho… entre outros.