O que é uma violência sutil?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 5 votos

É uma forma perversa de agressão que se concretiza por meio de comportamentos repetidos e sistemáticos que objetivam abalar a autoestima da vítima, interferir na sua autonomia e reconhecimento das próprias emoções.

É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outra pessoa da família.

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

O texto legal descreve como sendo violência moral qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Por exemplo, pode caracterizar violência moral, xingamentos ou atribuição de fatos que não são verdadeiros.

No Brasil, a interpessoal é o tipo mais comum de violência, com altos números de mortes violentas intencionais e casos de violência doméstica.

O que é a agressão verbal? A agressão verbal é o crime caracterizado por episódios eventuais, frequentes ou continuados de comportamento agressivo com palavras, ameaçando, ridicularizando, humilhando e manipulando a vítima.

Violência implícita, ou encoberta, é vista como a “mãe” dos demais tipos de violência, pois, dela, derivam suas diversas formas.

Resposta: violência direta ,quando existe a agressão muitas com marcas dessa violência ou não são deixadas vão de Ex agressão física, Violência indireta: é aquela violência que vivenciamos no dia dia,ex buling muitas vezes acarretam grandes danos psicológico evoluindo até para um atentado contra a própria vida.

Bourdieu assim a define: “A violência simbólica é uma violência que se exerce com a cumplicidade tácita daqueles que a sofrem e também, frequentemente, daqueles que a exercem na medida em que uns e outros são inconsciente de a exercer ou a sofrer” (Bourdieu, 1996: 16).

A pressão psicológica — também chamada de abuso psicológico, violência psicológica ou gaslighting — ocorre quando uma pessoa se coloca em uma posição de poder e controle em relação a outra. Infelizmente, isso é bastante comum em relacionamentos conjugais.

O que é tortura psicológica? Esta forma de tortura consiste em um conjunto de agressões sistemáticas ao fator psicológico das vítimas. Tem objetivo de causar sofrimento sem recorrer ao contato físico para intimidar, manipular ou punir.

Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave.

A intimidação tende a acontecer em contexto escolar através do assédio moral ou do bullying. Certas crianças aproveitam-se da sua força física ou da sua popularidade para provocar o pânico e terror noutras e lhes infringir diversos tormentos.

Para compreender melhor cada uma delas, o juiz Takaschima, que tem a competência de atender casos como esses, explica a distinção entre os diversos tipos de violência: "As ameaças sofridas pelas mulheres constituem a violência psicológica; a moral vem em forma de xingamentos e palavras depreciativas; a patrimonial é ...