O que é uma vida social humana?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A vida em grupo é uma exigência da sociedade humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também se realizar plenamente como pessoa.

a família é considerada a instituição social básica a partir da qual todas as outras se desenvolvem, a mais antiga e com um carácter universal, pois aparece em todas as sociedades, embora as formas de vida familiar variem de sociedade para sociedade.

Como trabalhar, estudar e ter vida social?

  1. Organize seu tempo. O primeiro passo é fazer uma gestão de tempo, tendo em vista que esse é o maior empecilho para encontrar o equilíbrio. ...
  2. Tenha um espaço de estudo e trabalho bem organizado. ...
  3. Invista em um curso EAD. ...
  4. Defina as prioridades. ...
  5. Não procrastine.

Exemplo de fato social
Um exemplo comum de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitividade), que já tem uma existência como instituição anterior aos membros da sociedade (exterioridade) e é um fenômeno que se verifica na totalidade da sociedade (generalidade).

Ter amigos e conviver diariamente com as pessoas de quem gostamos faz bem à saúde. Apesar de parecer óbvio, já existem estudos científicos que comprovam a importância do convívio social: a nossa saúde mental (e até física) melhora conforme investimos em tempo de qualidade com pessoas que nos são queridas.

Quando o idoso tem uma vida social ativa, já é um hábito saudável, sendo que ele está, constantemente, em contato com outras pessoas e tem a oportunidade de aproveitar tudo o que esses encontros oferecem. Mas, além desse benefício, ainda existem outros que podem ser associados ao estilo de vida.

Entre esses elementos temos: A cidadania, o exercício dos direitos e deveres, a moral e a igualdade perante a lei.

O homem é um ser social porque vive em grupo, isto é, junto com outros homens. Somente vivendo em grupo as pessoas podem satisfazer suas necessidades. Se vivesse sozinho, o homem seria incapaz de aproveitar os numerosos recursos da natureza. Tudo que esta ao nosso redor advém da natureza.

Características do Fato Social
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.

Garante o bem-estar dos idosos
O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, eles podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis.

Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.

Ter qualidade de vida significa ter saúde, acesso a recursos essenciais, relações pessoais e realização profissional. Com isso, a pessoa se sente motivada para a rotina e consequentemente uma vida saudável.

Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social.

Para ele, essas relações são classificadas de duas maneiras, a saber: Relações Sociais Comunitárias: de teor afetivo, está baseada nos sentimentos. Relações Sociais Associativas: de teor objetivo, está baseada na razão e na união de interesses.

A sociologia se ocupa de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.

Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos.