O que é uma via simples?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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São aquelas em que há somente um pavimento asfáltico, que é compartilhado pelos veículos nos dois sentidos de circulação (mão dupla).

É a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista de rolamento, a calçada, o acostamento, ilha, canteiro central, passeio, passarela, calçadão, praça, túnel, viaduto e ponte.

De trânsito rápido - caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

60 km/h, nas vias arteriais; 40 km/h, nas vias coletoras; e. 30 km/h, nas vias locais.

Elas são o tipo de via urbana mais comum nas cidades, sendo responsáveis por dar ao trânsito acesso a locais mais restritos, como casas, condomínios e escolas, por exemplo. Não possuem semáforos, mas bastante cruzamentos e espaço destinado para pedestres atravessarem a pista.

De acordo com o Código de trânsito Brasileiro, o CTB, a velocidade mínima de determinado trecho é exatamente a metade da velocidade máxima permitida. Ou seja, em uma estrada onde o permitido por lei é atingir velocidade máxima de até 120 km/h, a velocidade mínima permitida será de 60 km/h.

Rodovia - via rural pavimentada. Estrada - via rural não pavimentada.

Os principais tipos são conhecidos como vias urbanas e rurais. Primeiro, temos as urbanas, divididas em quatro grupos: via de trânsito rápida, local, coletora e arterial; já as rurais, são compostas por estradas e rodovias.

Via coletora
Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

Agora que você já sabe qual a velocidade máxima permitida nas vias de trânsito rápido, vamos falar sobre os limites nos demais tipos de vias. Na alínea seguinte do inciso I do artigo 61 do CTB, encontramos a velocidade máxima permitida em vias arteriais não sinalizadas: 60 km/h.

No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.

Também no CTB, a via urbana é definida como “ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.” Existem quatro tipos de qualificações: vias de trânsito rápido, vias arteriais, ...

29, inciso III, em caso de cruzamento em via não sinalizada, terá preferência de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.

De acordo com o CTB, nas vias nas quais não há sinalização específica a preferência é: no caso de apenas um dos fluxos ser proveniente de rodovia, daquele que estiver circulando por ela; no caso de rotatória, daquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, de quem vier pela direita do condutor.

Tipos de vias

  • Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais;
  • Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;
  • Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.

Penumbra ou lusco-fusco
É considerada uma situação perigosa, pois contornos e cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e, principalmente, ver e ser visto. Nessas situações deve-se: manter a luz baixa ligada, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Penalidade: Grupo 4. II - Conservar o veículo na mão de direção e na faixa própria.

Entretanto, podemos classificar as vias privadas em dois grupos, tal como feito em relação às vias públicas: as vias de domínio privado e de uso público e as vias de domínio privado e de uso privado. Quanto às primeiras, elas existem sobretudo em razão das servidões de passagem, que dão acesso ao empreendimento.

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Na preventiva, o motorista pode antecipar riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente, ele trafega de acordo com a realidade apresentada.