O que é uma via local?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Via local - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. Local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

Também no CTB, a via urbana é definida como “ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.” Existem quatro tipos de qualificações: vias de trânsito rápido, vias arteriais, ...

Quais são os tipos de vias?

  • Via Rápida. Onde o trânsito acontece de forma rápida, sem lombadas, quebra molas e faixas para pedestres até a chegada do semáforo. ...
  • Via Local. ...
  • Via Arterial. ...
  • Via Coletora. ...
  • Estradas. ...
  • Rodovias.

As vias são classificadas inicialmente como Urbanas e Rurais. Se uma localização possuir imóveis edificados ao longo de sua extensão, essa por sua vez é classificada como Via Urbana. Nas pesquisas feitas não se nota uma objetividade para Vias Rurais apenas uma definição de suas subespécies como estradas e rodovias.

6 - As vias urbanas locais deverão ser dimensionadas de acordo com os parâmetros seguintes: a) Largura mínima da faixa de rodagem - 6,5 m; b) Largura desejável da faixa de rodagem - 7 m.

No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.

É a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista de rolamento, a calçada, o acostamento, ilha, canteiro central, passeio, passarela, calçadão, praça, túnel, viaduto e ponte.

Elas são o tipo de via urbana mais comum nas cidades, sendo responsáveis por dar ao trânsito acesso a locais mais restritos, como casas, condomínios e escolas, por exemplo. Não possuem semáforos, mas bastante cruzamentos e espaço destinado para pedestres atravessarem a pista.

As vias rurais, por sua vez, são classificadas assim: Rodovias: são as vias pavimentadas, sendo que esse pavimento pode ser por asfalto, concreto ou pedregulhos, por exemplo.

De acordo com o Código de trânsito Brasileiro, o CTB, a velocidade mínima de determinado trecho é exatamente a metade da velocidade máxima permitida. Ou seja, em uma estrada onde o permitido por lei é atingir velocidade máxima de até 120 km/h, a velocidade mínima permitida será de 60 km/h.

Estradas vicinais é um nome que define as vias que não possuem revestimento asfáltico. Ou seja, sua superfície é revestida com material natural ou terra. Na grande maioria das vezes, podemos ver essas estradas fazendo a ligação da zona rural de uma cidade aos grandes centros.

Define-se como “Faixa de Domínio” a base física sobre a qual se assenta uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, obras de arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, com limites definidos conforme projeto executivo da rodovia, decretos de utilidade pública, ou em projetos de ...

Mas, afinal, o que é pista de rolamento? Resposta direta e reta: são as estradas e vias que servem para o tráfego de carros, motos e veículos em geral. A pista de rolamento é o que chamamos de rodovia ou pista.

LARGURA DAS PISTAS DE ROLAMENTO
Art. 31 — Nas estradas de duas pistas independentes com duas faixas de tráfego cada uma, a largura da pista será de 7,00 m.

É proibido parar e estacionar
Em locais de pouca visibilidade. A mais de 50 centímetros do meio-fio ou bordo da pista. Em áreas de segurança (isto é, em frente a bancos, fóruns e delegacias). Sobre a calçada, passeio ou faixa de pedestres.

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.

Todos têm o direito de utilizar as vias, o que o CTB faz é regular como fazê-lo, de maneira a ordenar os diversos modos de circulação, e garantir segurança para todos.

Faixa de rolamento ou leito carroçável: porção da via utilizada ao fluxo de veículos e ciclistas, por meio de ciclofaixas; XXXVIII.