O que é uma via cutânea?

Perguntado por: rbelchior8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Essa é uma das vias de administração de medicamentos que visa causar efeitos locais, ou seja, diretamente na pele afetada.

O que é via subcutânea? Via subcutânea é aquela que permite a injeção de um medicamento diretamente no tecido subcutâneo. Como o nome sugere, esse tecido fica abaixo da camada superficial da pele (a derme) e acima do tecido muscular.

A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

A via transdérmica é uma via de administração, caracterizada pela aplicação na pele, como um adesivo, para ser absorvida pela circulação.

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Agulha azul: com calibre de 25 x 0,6mm, essa agulha hipodérmica pode ser usada em administrações por vias subcutânea e endovenosa, além de coletas de sangue, dependendo da anatomia do paciente, por ter um calibre fino e delicado.

A aplicação subcutânea é uma injeção que administra medicamentos diretamente no tecido subcutâneo, localizado logo abaixo da pele. Ou seja, trata-se de inserir uma agulha na camada de gordura subcutânea, permitindo que o medicamento ou substância seja liberada no espaço entre a pele e os músculos.

Os materiais indicados para vacinação subcutânea incluem: algodão seco, seringa e agulha apropriadas: seringas de 1 mL e 2 mL; agulha pequena entre 13 mm e 20 mm de comprimento, fina entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre e com bisel curto(1-3).

É a via em que são utilizados adesivos na pele, que fazem com que o medicamento penetre e atinja a corrente sanguínea sem a necessidade de injeções. Esse adesivo permite que a substância seja administrada lentamente e de forma constante, podendo perdurar por horas, dias ou por mais tempo – quando necessário.

Injetar lentamente o conteúdo da seringa. Retirar a agulha realizando movimento único, rápido e firme. Soltar a prega cutânea. Fazer discreta compressão no local com compressa embebida em álcool, sem massageá-lo.

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.