O que é uma via cíclica?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Algumas vias são cíclicas: um composto inicial da via é regenerado em uma série de rações que converte outro componente inicial em um produto. No nosso organismo, existem moléculas que auxiliam algumas enzimas nos processos de óxido-redução e, portanto, são denominadas coenzimas.

Após esse entendimento você deve citar que esses estágios são três vias metabólicas: via glicolítica, ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons.

As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.

Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas.

1) Fotofosforilação acíclica: O fluxo de elétrons ocorre de maneira unidirecional, sendo este associado à fotólise da água e síntese de ATP; 2) Fotofosforilação cíclica: O fluxo de elétrons é cíclico, como o próprio nome já diz, estando relacionado apenas à síntese d eATP.

Uma via anfibolica é onde é promovida a quebra de moléculas para a liberação de energias livres no organismo e o consumo de tais energias na síntese de outras moléculas. Que atua tanto como catabólica quanto como anabólica.

(1) glicólise aeróbia; (2) Ciclo de Krebs; (3) sistema de transporte dos elétrons.

A glicólise é um processo que degrada a glicose em duas moléculas menores, sendo essencial para a produção de energia dos organismos. Ela é dividida em duas fases, uma de investimento energético e a outra de compensação energética. Ao final das duas etapas, o saldo é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.

A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP.

Produzir glicose a partir de dióxido de carbono é um exemplo. Outros exemplos incluem a síntese de proteínas a partir de aminoácidos ou de cadeias de DNA a partir de ácido nucleico (nucleotídeos). Existem milhares de reações bioquímicas conhecidas que compõem uma enorme diversidade de vias metabólicas.

O metabolismo anaeróbico é baseado em uma via metabólica, ou série de reações químicas no organismo, denominada glicólise. A glicólise começa com a glicose no açúcar (C6H12O6) e, através de uma série de reações químicas e compostos intermediários, as utiliza para produzir ATP.

ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.

As reações do metabolismo estão reunidas em duas vias metabólicas, o catabolismo e o anabolismo. 1. Catabolismo: também chamado de via degradativa, é um processo contínuo e compreende as reações que promovem a degradação das moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia.

As vias metabólicas são fundamentais para a manutenção da célula e consequentemente da homeostasia do organismo.

Cadeia fechada ou acíclica: ocorre fechamento da cadeia na forma de ciclo, núcleo ou anel. Cadeia alifática: é, muitas vezes, confundida com cadeia aberta, porém, cadeia alifática quer dizer cadeia não aromática, isto é, pode ser cadeia aberta, fechada ou mista, desde que não contenha aromaticidade.

Este processo envolve somente o PSI . Ele é chamado de cíclico porque sob a influência de 4 fótons, dois elétrons são removidos da clorofila do centro de reação do PSI e, em seu estado excitado é doado à ferredoxina que se reduz.

São exercícios compostos por movimentações que apresentam ciclos definidos e repetitivos. Normalmente apresentam apenas um eixo e apenas dois ciclos de movimento.

A fotofosforilação cíclica ocorre no fotossistema I, composto basicamente por clorofila a. Ao receber a energia luminosa, um par de elétrons excitados deixa a molécula de clorofila a. A partir disso, o elétron vai sendo transferido de uma substância para a outra em uma cadeia transportadora de elétrons.