O que é uma vesícula em porcelana?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

A vesícula de porcelana é uma condição na qual a parede da vesícula biliar fica coberta com depósitos de cálcio. Ocorre após longos períodos de inflamação da vesícula biliar.

Sim. Sem a vesícula biliar, a bile flui diretamente do fígado para o intestino, fazendo a digestão de gorduras. Portanto, pacientes que fazem colecistectomia levam uma vida normal.

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se fazer uma alimentação pobre em gordura, evitando alimentos como carne vermelha, bacon, linguiça e frituras em geral.

Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo. Leite integral e derivados. Embutidos. Carnes gordas.

Sintomas do pólipo na vesícula
Apesar de ser uma queixa rara, os pacientes relatam sentir dor, mais especificamente no hipocôndrio (parte direita do abdômen superior). Trata-se de uma dor moderada, que não costuma ser frequente. Além disso, outros sintomas, como a presença de náuseas e vômitos, também é bastante comum.

A obesidade, assim como o sedentarismo, está associada ao desenvolvimento de diversas doenças. Isso inclui o câncer de vias biliares. Isso acontece porque as pessoas, quando estão acima do peso, aumentam consideravelmente o risco de cálculos biliares e alterações hormonais.

Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% do casos, não causam nenhum sintoma.

A extração é recomendada em situações de alto risco, como em pacientes com a chamada vesícula porcelana, ou seja, quando o órgão já está muito calcificado por causa das pedras. Neste caso, cerca de 25% dos pacientes pode desenvolver o câncer, então a retirada da vesícula se justifica”, pondera a especialista.

Se os exames de imagem sugerirem um tumor na vesícula biliar e não existem sinais evidentes de disseminação, a cirurgia é indicada. Em outros casos, o médico pode sentir que a biópsia de uma área suspeita na vesícula biliar é a melhor maneira de confirmar o diagnóstico de câncer.

O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Com a cirurgia de vesícula e essas pedrinhas sendo retiradas, a possibilidade de pancreatite é eliminada, na maioria das vezes!

Muitos pacientes questionam se quem não tem a vesícula não absorve vitamina D. Na verdade, isso é um mito. A absorção de nutrientes não é prejudicada.

Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias. Alguns pacientes já sentem-se confortáveis para retornar ao trabalho cerca de 3-5 dias após a operação e não há restrição para que as atividades sejam retomadas.