O que é uma vedação vertical?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A vedação vertical pode ser definida como um subsistema de um edifício formado por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, como intrusos, animais, vento, chuva, ruído e poeira. As paredes, as esquadrias e os revestimentos compõem as vedações verticais.

Quando falamos em materiais para realizar alvenaria estrutural e de vedação, a opção que tem melhor custo-benefício é o bloco cerâmico.

Tipos de vedações industriais. Quando falamos em elementos de vedação industrial, podemos classificá-los em dois grandes grupos: Primeiro, as vedações fixas ou estáticas; e. Segundo, as vedações móveis ou dinâmicas.

As vedações são componentes indispensáveis no funcionamento da indústrias e, dentre elas, podemos destacar alguns tipos como: os retentores radiais, vedações axiais, vedações hidráulicas, vedações estáticas e também juntas de vedação que são utilizadas majoritariamente em motores a combustão.

Os materiais tipicamente utilizados como elementos de vedação são as juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha e metálicos, gaxetas de papelão, selos mecânicos de borracha e outros.

O que é Alvenaria de Vedação? Também conhecida como alvenaria convencional, esse tipo de alvenaria é a mais utilizada nas construções brasileiras. Na alvenaria de vedação, as paredes são feitas apenas para sustentar seu próprio peso. Toda a carga da estrutura é absorvida por lajes, pilares, vigas e fundação.

Os elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica são destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados.

Você sabia que há dois tipos de alvenaria na Construção Civil: a estrutural e a de vedação (também conhecida como convencional). A principal diferença entre elas é que a segunda opção tem, fundamentalmente, a função de vedar os vãos das paredes.

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

Na alvenaria de vedação, normalmente são utilizados blocos de concreto classe C (3 a 4 MPa) e precisam suportar o próprio peso. Já na estrutural, são utilizados blocos de concreto classes A ou B (acima de 4 MPa), que além de suportar o próprio peso, ainda precisam suportar outras cargas.

Alvenaria de Vedação ou Convencional
Este sistema é o mais utilizado no Brasil devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada, porém isso acarreta em muitas patologias no decorrer da obra, gerando retrabalho e bastante resíduos.

De acordo com a ABNT NBR 15575-4 (2013), sistema de vedação vertical interno e externo são “partes da edificação habitacional que limitam ver- ticalmente a edificação e seus ambientes, como as fachadas e as paredes ou divisórias internas”.

Vedações axiais. As vedações axiais são elementos de vedação relativamente simples utilizados como vedação secundária em aplicações onde os retentores principais estão sujeitos a grandes quantidades de contaminantes.

As vedações mecânicas são formadas por elementos que impedem a passagem dos fluidos pelas folgas existentes entre diferentes peças de um conjunto. De modo geral suas principais divisões se dão entre vedações estáticas e dinâmicas. Essas denominações fazem referência às folgas que essa vedação terá de preencher.

A alvenaria de vedação é um sistema construtivo que tem a função de vedar as paredes. Ou seja, aqui, os blocos cerâmicos são utilizados somente para suportar o peso das paredes (o próprio peso) e de cargas como janelas e portas.

Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).

Os retentores são vedações utilizadas em eixos rotativos, que têm a função de reter o fluido lubrificante ou hidráulico dentro do equipamento. Já as gaxetas hidráulicas são utilizadas em sistemas hidráulicos, onde são responsáveis por vedar o fluido hidráulico dentro do cilindro.

O anel de vedação O'Ring é utilizado em diversas aplicações pneumáticas e hidráulicas, garantindo vedação nas conexões diante de altas temperaturas, acidez, corrosão de óleos, gasolina, ozônio e em mais uma infinidade de demais cenários.

De forma resumida: o retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Dessa forma, protegem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina. Ou seja, o que precisa ficar dentro do sistema (como os lubrificantes), fica.