O que é uma variável primitiva em Java?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Em Java temos dois tipos de variáveis: tipos primitivos e tipos de referência. Tipos primitivos: Variáveis que armazenam valores primitivos, ou seja, os valores (bits) que estão armazenados no espaço de memória alocado para aquela variável representam o valor real.

A linguagem Java tem oito tipos primitivos:

  • byte.
  • short.
  • int.
  • long.
  • char.
  • float.
  • double.
  • boolean.

Tipos de variáveis
Tipos primitivos: Variáveis que armazenam valores primitivos, ou seja, os valores (bits) que estão armazenados no espaço de memória alocado para aquela variável representam o valor real.

Um primitivo (valor primitivo, tipo de dados primitivo) é um dado que não é representado através de um Objeto e, por consequência, não possui métodos.

Na linguagem Java por exemplo, o tipo de dados inteiro é dividido em 4 tipos primitivos: byte, short, int e long. A capacidade de armazenamento de cada um deles é diferente.

Os tipos de dados primitivos byte, int, char, short e long constituem tipos de dados inteiros. Isso porque variáveis desses tipos podem conter um valor numérico inteiro dentro da faixa estabelecida para cada tipo indiivdual.

Com os tipos primitivos representamos aqueles tipos de informação mais usuais e básicos. Além disso, no instante em que declaramos uma variável podemos também atribuir um valor a ela. Por padrão, variáveis dos tipos byte, char, short, int, long, float e double são inicializadas com zero.

Tipos primitivos são imutáveis e tipos de objetos são mutáveis. Esse é outro ponto interessante! Tipos primitivos não têm métodos, mas, exceto pelo null e undefined , todos eles têm objetos equivalentes que envolvem os valores primitivos, assim podemos usar métodos.

Tipo primitivo e composto
Dependendo da implementação da linguagem, os tipos primitivos podem ou não possuir correspondência direta com objetos na memória. Um tipo composto pode ser construído em uma linguagem de programação a partir de tipos primitivos e de outros tipos compostos, em um processo chamado composição.

Declaração de Variáveis
Seguindo as convenções em linguagem de programação, toda variável é composta por: tipo de dados + identificação + valor atribuído. Exemplos abaixo: int idade; //Tipo "int", nome "idade", com nenhum valor atribuído. int anoFabricacao = 2021; //tipo "int", nome "anoFabricacao", com valor 2021.

Uma variável é uma área de memória, associada a um nome, que pode armazenar valores de um determinado tipo. Um tipo de dado define um conjunto de valores e um conjunto de operações. Java é uma linguagem com rigidez de tipos (em inglês strongly typed).

Essas variáveis podem ser de dois tipos:

  1. Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.
  2. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.

Resposta: Os dados primitivos são representado através de um objeto e, por consequência, não possui métodos. Já os dados customizados são estruturas de dados, classes, vetores, matrizes, etc.

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.

Em Java, nós temos 8 tipos primitivos:

  • byte;
  • short;
  • int;
  • long;
  • boolean;
  • char;
  • float; e.
  • double.

Em Java, existem duas categorias de de variáveis de ponto flutuante: float armazena valores numéricos em ponto flutuante de precisão simples e double de precisão dupla.

Trata-se, portanto, de alguém ou de algo que está associado às origens ou aos tempos mais primórdios e remotos. Os homens primitivos são aqueles que viveram em momentos históricos nos quais a civilização ainda era pouco desenvolvida. A cultura primitiva, por conseguinte, pertence à pré-história.

Os tipos mais usados são int, double, char e boolean, e neste curso você precisa saber usar somentes estes.

A palavra-chave final em Java serve para atribuir valores constantes, ou seja, que a partir da sua declaração, seus valores não poderão mais serem alterados.