O que é uma vara cível?

Perguntado por: eteixeira7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

As Varas Cíveis têm como atribuição processar demandas relacionadas a cartas precatórias, cartas de ordem, ações cíveis, ações comerciais e benefícios previdenciários decorrentes de acidentes de trabalho que lhes sejam remetidas por distribuição aleatória ou prevenção legal.

3ª Vara Processar e julgar os feitos cíveis em geral, mediante distribuição, alternada e equitativa com a 1ª e 2ª Varas, cartas precatórias cíveis e, se for o caso, julgar os litígios daí decorrentes.

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades. Em comarcas pequenas, a única vara recebe todos os assuntos relativos à Justiça.

Cumpre salientar, a diferença entre o civil e o cível. O direito civil é tudo aquele que tem relação com os direito civis (amplo), trabalhistas, comercial, penal, dentre outros. Já o direito cível detêm seu significado apensa na esfera jurídica.

O que é cível? A palavra cível é usada apenas no meio jurídico e se refere àquilo que está ligado ao direito comercial, trabalhista ou civil. É a contraposição ao direito criminal e penal. É o caso, por exemplo, de quando se fala em Juizado Especial Cível.

Você sabe o porquê se chama “vara” o lugar onde o juiz trabalha? A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga, de origem Etrusca. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados.

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

- Compete a Juiz de Vara de Fazenda Pública e Autarquias processar e julgar causas cíveis em que intervenham, como autor, réu, assistente ou opoente, o Estado, os municípios, suas autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas, ressalvada as exceções legais (inteligência do ...

É correto afirmar que a primeira instância está relacionada com um juiz singular, e a segunda, com o tribunal.

Como dito acima, quem perde o processo deve pagar as custas processuais e os honorários de sucumbência ao advogado da parte vencedora. É uma espécie de “penalidade” para quem perdeu e um “bônus” para o advogado da parte que ganhou.

A Justiça comum é competente para julgar ações com qualquer valor de causa, enquanto os juizados especiais cíveis se limitam a julgar apenas ações que não ultrapassem o teto de 40 salários-mínimos, conforme especificado no artigo 3º, inciso I, da Lei 9.099/95, garantindo a previsão de que não serão julgadas por ele as ...

A seção Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo atende causas relacionadas a família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças e muitas outras. É o ramo do Poder Judiciário que conta com o maior número de varas em todo o Estado.

O processo civil é o ramo do direito que contem regras e os princípios que tratam da jurisdição civil, ou seja, da aplicação da lei aos casos concretos, para a solução de conflitos de interesses pelo Estado-Juiz. Através da necessidade de regular as relações sociais, surge o ordenamento jurídico.

O procedimento comum é o rito aplicável a todo processo judicial que não tenha legislação própria (especial). Assim, conhecido pela doutrina como procedimento padrão. Definido pelo Código de Processo Civil de 2015, em seu Artigo 318, como procedimento comum.

Enquanto a responsabilidade civil se refere ao dano de ordem pessoal contra alguém (a pessoa ofendida). A responsabilidade penal (criminal) diz respeito a um dano, crime contra a ordem pública, de um indivíduo contra a sociedade.