O que é uma vaga exclusiva?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

vagas exclusivas para esta finalidade, que seria a “imobilização do veículo, pelo tempo estritamente necessário ao carregamento ou descarregamento de animais ou carga, na forma disciplinada pelo órgão ou entidade executivo de trânsito competente com circunscrição sobre a via”.

Vagas Especiais
São vagas destinadas ao estacionamento exclusivo de veículos conduzidos por pessoas idosas (com 60 anos ou mais) ou que as transportem, sendo obrigatório o uso da Credencial Idoso conforme Lei Federal nº 9.503 (Resoluções nº 303/08 e 304/08).

Vagas de garagem privativas, como o próprio nome indica, são aquelas de propriedade individual do condômino. Ao contrário das vagas coletivas, elas não integram a área comum. As vagas privativas podem ser de dois tipos: autônomas ou vinculadas.

O que diferencia as vagas convencionais das vagas afirmativas é, basicamente, o seu propósito. No primeiro caso, a ideia é preencher um cargo disponível, levando em consideração as necessidades da empresa e a qualificação do profissional, o que é feito a partir de um processo seletivo aberto para todas as pessoas.

As vagas afirmativas fazem parte do conjunto de ações afirmativas que são medidas públicas e privadas, coercitivas ou não, para a integração de todas as pessoas, independentemente de raça, sexo, religião, deficiências físicas ou mentais.

É comum encontrar estabelecimentos comerciais e empresariais com estacionamento exclusivo para clientes, principalmente estacionamentos criados em recuos de calçadas, ou seja, em um espaço entre a entrada da loja ou empresa e a sarjeta. Afinal, esse tipo de benefício é excelente para as vendas.

Ou seja, os estabelecimentos comerciais e de instituições podem manter as guias das calçadas rebaixadas para o estacionamento de recuo, espaço entre a calçada e a edificação, mas não podem impedir qualquer condutor de estacionar na vaga.

É bastante comum notarmos a presença de placas na frente de estabelecimentos comerciais informando que o estacionamento é de uso exclusivo de clientes e que seu veículo inclusive pode ser guinchado. Mas saiba que essa é uma prática proibida!

O termo “PcD” presente em vagas de emprego quer dizer que aquela vaga é destinada à pessoas com deficiências, cuja deficiência se enquadra na Lei de Cotas 8213/91.

A Lei 10.098/00, garante que 2% das vagas de estacionamentos sejam destinadas as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e a Lei 10741/03 garante 5% a idosos. Quem se encaixa nesses grupos não pode simplesmente estacionar nas vagas, é preciso uso de Credencial.

Cargo efetivo é aquele que é ocupado exclusivamente por trabalhador que foi aprovado em concurso público e pressupõe-se uma situação de permanência, que não será interrompido, que será efetivado após o estágio probatório de três anos, quando o servidor adquire estabilidade no emprego, esta garantida pela Constituição.

Neste caso o seu contrato de compra e venda lhe dá o DIREITO DE VOCÊ possuir dois veículos e estacionar os dois veículos seus na garagem do seu condomínio. 0k.

Vagas de garagem coletivas são as vagas que integram a área comum do condomínio. Isso quer dizer que nenhum condômino é titular exclusivo do direito sobre a vaga comum, pelo contrário. Quando se diz que é comum, ela é de co-propriedade de todos. Ela é muito comum em prédios antigos, em que há mais carros do que vagas.

Para a ampla concorrência, concorrem todos os candidatos inscritos no certame, enquanto, para as vagas reservadas, concorrem somente os candidatos inscritos que se enquadrem nos grupos para os quais essas vagas são destinadas.

Como dissemos, as vagas afirmativas são destinadas a indivíduos ou grupos frequentemente segregados no mercado. Nesse contexto temos mulheres (mães ou gestantes), imigrantes ou refugiados e pessoas 50+ podem se candidatar.

O recrutamento externo é um tipo de recrutamento que há procura de candidatos fora do quadro de colaboradores da empresa, ou seja, busca-se por talentos disponíveis no mercado de trabalho ou que estejam empregados em outras organizações.

Como calcular a relação candidato/vaga? Para calcular a relação candidato/vaga, basta fazer um cálculo muito simples. Divida o número de inscrições válidas pela quantidade de vagas do edital e pronto! Você terá uma conclusão matemática relativamente precisa para saber o que te aguarda na concorrência.

“Durante o processo, recebi outra proposta que neste momento está mais alinhada ao que estou buscando. De qualquer forma, agradeço muito a oportunidade e me coloco à disposição para conversarmos no futuro e mantermos contato.”