O que é uma ultrassonografia pélvica?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A ultrassonografia pélvica é um exame diagnóstico não invasivo importante para avaliar estruturas pélvicas femininas, possibilitando a visualização do útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários.

É necessário retirar a roupa durante a ultrassonografia pélvica? Você não precisará retirar toda sua roupa durante a realização do exame. Porém, recomendamos usar roupas leves e confortáveis, de preferência com duas peças (ex: blusa e calça).

– É necessário encher a bexiga cerca de uma hora antes do exame, conforme as recomendações abaixo: Maiores de 10 anos e adultos devem tomar cinco copos de água; Crianças de 3 a 10 anos têm de beber de dois a quatro copos de água; Menores de 3 anos não precisam realizar esse preparo.

A região pélvica é a parte do corpo situada abaixo do abdômen. Nessa área, estão localizados os órgãos que participam das funções sexuais e reprodutivas, bem como as estruturas que fazem parte dos sistemas urinário e intestinal. Na parte superior, a cavidade pélvica se abre de forma contínua à cavidade abdominal.

Indicações do ultrassom pélvico
Endometriose. Gravidez nas trompas ou ectópica (ou seja, fora do útero) Miomas. Pólipos uterinos.

Algumas mulheres pensam que é obrigatório depilar a área íntima antes do exame. No entanto, a presença ou ausência de pelos não interfere na sua realização.

A ultrassonografia pélvica é um exame diagnóstico não invasivo importante para avaliar estruturas pélvicas femininas, possibilitando a visualização do útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários.

De preferência, realizar este exame entre o 5o e 12o dias do ciclo menstrual (o dia em que a menstruação começa é o 1o dia do ciclo). Chegar 15 minutos antes do exame.

Sim, a menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame.

O procedimento dura em média de 10 a 15 minutos, e o laudo médico pode ser entregue de forma imediata ou em alguns dias após a realização do exame.

A PELVE é formada pelos dois ossos do quadril articulados ao sacro e cóccix. Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores.

Os sinais e sintomas da doença inflamatória pélvica podem ser sutis ou intensos, como dor na parte inferior do abdômen e na pelve, corrimento vaginal anormal ou intenso, sangramento uterino anormal, dor durante a relação sexual, febre e micção dolorosa.

A dor pélvica pode ser um sintoma ginecológico. Ou seja, ela pode ser provocada por um problema que afeta o sistema reprodutor feminino, ou pode ser causada por problemas no sistema urinário, digestivo ou musculoesquelético. A dor pode começar de forma súbita ou gradativa.

Esse tipo de dor nem sempre está relacionado a doenças. Dores pélvicas também estão relacionadas a problemas comuns como prisão de ventre, bexiga cheia etc. Entretanto, também podem indicar patologias ginecológicas, sobretudo se o desconforto for persistente e não ocorrer somente no período menstrual.

Resposta: Fotografar ou gravar com celular exame de ultrassonografia viola por completo o direito do paciente ao sigilo de seus dados médicos.

A ultrassonografia é uma técnica que não emite radiação, diferente da maioria dos exames que realizam diagnóstico por imagem. Os exames de ultrassom não possuem contraindicações.

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

A ultrassonografia pélvica ginecológica é um exame de diagnóstico por imagem, que permite avaliar a região do abdome inferior (pelve) feminino e pode ser realizada de duas formas: pela via abdominal (por cima da barriga) ou pela via intravaginal (transvaginal – sonda é introduzida na vagina).

O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação. Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.

Antes da menstruação descer, estamos ovulando. Nesse processo, o colo do útero tende a ficar mais baixo. Mas atenção: isso não é uma regra e pode variar para cada pessoa. Além disso, naturalmente, o colo do útero fica mais aberto com a chegada do período menstrual, para permitir que o sangue desça pela vagina.

Sim, a menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame. Em alguns casos, o exame é solicitado justamente para se detectar o motivo do sangramento.