O que é uma trombose no cérebro?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O QUE É TROMBOSE VENOSA CEREBRAL? A trombose venosa cerebral é um tipo de AVC menos comum, que ocorre quando um coágulo sanguíneo entope uma veia ou várias veias, chamadas seios venosos, que são os vasos responsáveis pela drenagem de sangue do cérebro.

A cefaleia (dor de cabeça) é o sintoma mais frequente da trombose venosa cerebral, estando presente em cerca de 90% dos pacientes. A dor de cabeça é geralmente o primeiro sintoma da TVC e pode ser o único em alguns casos. A cefaleia também pode preceder outros sintomas e sinais por dias ou até semanas.

Os pacientes que apresentam fatores de risco transitórios são anticoagulados por 3 a 6 meses, já os que apresentam condições com maior risco de recorrência podem necessitar de um tempo maior (6 a 12 meses) ou até indefinido de anticoagulação.

Como se desenvolve o AVC
Segundo o especialista, o termo “trombose” estaria mais associado, na linguagem popular, ao AVC isquêmico, porque a obstrução da artéria ocorre em função da presença de um trombo. Já o termo “derrame” estaria mais associado ao AVC hemorrágico, porque o sangue “se derrama” dentro do cérebro.

O diagnóstico da TVC pode ser suspeitado com a tomografia de crânio contrastada, porém a ressonância magnética (RM) de crânio com angioressonância venosa é o método diagnóstico de eleição, pois permite a visualização dos trombos venosos.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Na atualidade, o uso do trombolítico “rt-PA”, um remédio licenciado para uso em muitos países, deve ser considerado como a melhor opção de tratamento na prática clínica.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente.
  2. Manter um peso ideal.
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso.
  4. Utilizar meias elásticas.
  5. Evitar o uso de cigarro.

A Trombose Venosa Cerebral (TVC) é uma doença cerebrovascular que compromete seios venosos e veias cerebrais. É uma condição incomum e potencialmente fatal, porém associada a um bom prognóstico quando tratada precocemente, sendo importante o seu diagnóstico precoce.

Quando uma artéria que leva sangue para o cérebro fica obstruída ou bloqueada, um acidente vascular cerebral isquêmico pode ocorrer. Artérias podem ser bloqueadas por depósitos de gordura (ateromas ou placas) devido à aterosclerose.

O tratamento de um coágulo no cérebro geralmente é feito através de uma pequena cirurgia, em que se faz uma abertura do tamanho de uma moeda pequena no crânio, para drenar o hematoma. Se o coágulo estiver na meninge (capa fibrosa que recobre o cérebro), nem é preciso abrir o crânio.

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

A doença acomete principalmente os membros inferiores, mas pode atingir o pulmão, cérebro e outros órgãos do corpo humano. Silenciosa, repentina e grave. A trombose é uma doença causada pela formação de coágulo sanguíneo em uma veia, principalmente nos membros inferiores. Se não houver uma ação rápida, pode ser fatal.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

A trombose arterial ocorre quando o coágulo se localiza em uma ou mais artérias. Essas estruturas são responsáveis por levar o sangue oxigenado dos pulmões para os demais tecidos do corpo. Por isso, é uma condição mais rara, mas também mais grave.

Por causa do risco de levar a uma embolia pulmonar, uma trombose superficial uma tromboflebite tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

Trombose arterial – ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Geralmente, quando não há sequelas pode-se voltar ao trabalho, mantendo tratamento adequado e seguimento com seu médico.

Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral
Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.

Quando o aneurisma se rompe, pode acontecer um sangramento importante ou trombose, fazendo a uma isquemia; ocasionando assim a falha na irrigação de sangue em algum membro do corpo. Segundo o cirurgião vascular Dr.

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Continuar lendo O que é trombose?