O que é uma tomada monofásica?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. A voltagem é de 127V ou 220V e é capaz de alimentar 8000 watts de potência.

Diferença entre 220 trifásico e monofásico
Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V, 380V, 440V entre outras. A maioria das residências tem em sua entrada de força 220V monofásico, ou seja, dois condutores de fase e um de neutro.

No sistema monofásico, a rede é construída com dois fios: uma fase e um neutro. A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).

Uma das vantagens do sistema trifásico é o uso de menos material para entregar mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves.

Não existe um padrão melhor ou pior, existe apenas o que mais se adequa às suas necessidades. Afinal, se você possui um negócio que possui alta demanda de energia, uma rede monofásica ou bifásica pode não te servir adequadamente, sendo melhor optar por um sistema de maior potência, como o trifásico.

Para residências, quando a soma das potências dos equipamentos ultrapassa 8000 watts, a ligação mais indicada é a trifásica. O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.

Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V e 380v. Toda casa tem em sua caixa de força 220V monofásico, ou seja, dois fios com 110V cada.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

Esses são os tipos de fornecimento de energia:

  1. Monofásica. A rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. ...
  2. Bifásica. A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. ...
  3. Trifásica. A instalação da rede trifásica é feita com quatro fios, três fases e um neutro.

Enquanto a rede monofásica é destinada a consumidores sem grandes exigências de consumo de potência, a rede bifásica é a preferida dos consumidores intermediários, enquanto a rede trifásica fica responsável pelos grandes consumidores de potência.

220v: Trata-se de uma associação entre duas fases de 127v. Como o sistema de distribuição é composto por três fases de 127v (trifásico), 220v é o resultado de 127v vezes 1,73 que é a raiz quadrada de 3 (número de fases).

A rede monofásica a dois fio (uma fase e um neutro), somente é instalada quando a carga residencial somada chega até 8000 watts (8Kwa). já a rede bifásica somente é instalada em Áreas rurais e é a três fios, composta de duas fase e um neutro. A Empresa não justifica esta modalidade de instalação mais para área rural.

Rede bifásica: saiba suas características
A rede é implementada com três condutores elétricos: duas fases e um neutro. Nesse tipo de sistema, o transformador possui tensões elétricas de 127V ou 220V para fazer a alimentação de instalações com consumo médio de 12000 até 25000 watts.

Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.

Bifásico: a rede bifásica é utilizada em diversos casos, em destaque na zona rural. Suporta tensões de 127 V e 220 V. Na zona urbana, tende a ser mais procurada quando um consumidor adquire um produto específico, de motor bifásico, e precisa de um aumento de carga.

Trifásico: Com três fases e um neutro, esse sistema é ideal para casas que tenham uma demanda elevada de energia, e aí o tamanho da residência e o número de moradores pode ser mais relevante. Ex.: com 150 amperes (50 de cada fase), é possível colocar muitos eletrodomésticos para funcionar ao mesmo tempo.

50 kWh

Quando o padrão é bifásico, a taxa mínima é equivalente a 50 kWh. Quando o padrão é trifásico, o custo de disponibilidade é equivalente a 100 kWh.

Uma das principais vantagens de um sistema trifásico, é por trabalhar “tranquilo”, exigindo menores bitolas de cabeamento devido a melhor distribuição de carga entres seus 3 condutores fase.

Existem três tipos de ligações químicas:

  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

Determinação do Tipo de Ligação
Sua ligação será monofásica se: A carga instalada for igual ou inferior a 15.000 W e seus equipamentos tiverem tensão 220 V (fase e neutro).

Devido a essa característica, os circuitos elétricos das residências e da iluminação pública são projetados em circuito paralelo.