O que é uma timidez patológica?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a fobia social (também conhecida como transtorno de ansiedade social e timidez patológica, entre outros termos) como um "medo de ser observado por outros, levando (a pessoa) a evitar situações sociais.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

“A timidez passa a ser um problema sério a partir do momento em que a pessoa não consegue viver normalmente”, afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, da Universidade de São Paulo. Casos mais graves são chamados de fobia social. “Ela pode afetar os relacionamentos, o trabalho ou os estudos.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

Os tímidos são pensadores
As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

As pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Sobretudo se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar os pensamentos.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Como diferenciar timidez e autismo? Uma criança tímida costuma evitar o contato visual, se esconder atrás dos pais e não participar de brincadeiras com outras crianças. Da mesma forma, uma criança com autismo pode não falar, olhar para outras pessoas ou brincar com seus colegas.

As personalidades mais tímidas do mundo – e o que elas podem te ensinar

  • #1 Steven Spielberg. ...
  • #2 Marissa Mayer. ...
  • #3 Meryl Streep. ...
  • #4 JK Rowling. ...
  • #5 Elvis Presley.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

As mais recomendadas são:

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

Aproxime-se do tímido de forma amistosa e gentil, mas sem pressa e sem ficar muito perto - o ideal é ter calma. Outra opção é fazer uma pergunta sobre ele para “quebrar o gelo” e fazer com que a conversa se desenvolva. Diga, por exemplo: “Oi, Tarcísio! Estou muito feliz em vê-lo.

As vantagens de ser tímido

  • 1) Pensar antes de agir. A capacidade de análise e reflexão são características que acompanham a timidez. ...
  • 2) Efeito neutralizador nas interações sociais. ...
  • 3) Ser acessível. ...
  • 4) Transmitir mais confiança. ...
  • 5) Capacidade de observação. ...
  • 6) Capacidade de concentração e foco. ...
  • 7) Ser bom ouvinte.

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.