O que é uma teia alimentar exemplos?

Perguntado por: egouveia4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interligadas. Existem três níveis tróficos na cadeia alimentar: produtores, consumidores e decompositores. Existem dois tipos de teias alimentares: teia de pastejo e teia de detritos. A matéria sofre reciclagem no ambiente.

As teias são formadas por várias cadeias alimentares que se cruzam, demonstrando, assim, que um dado organismo pode ter diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar mais de um nível trófico em um ecossistema.

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema.

O conjunto de cadeias alimentares é chamado de teia alimentar. Portanto, a principal diferença entre cadeias e teias alimentares é a complexidade das relações alimentares. Enquanto na cadeia alimentar pode-se perceber o fluxo unidirecional, na teia alimentar as diversas cadeias se entrecruzam formando uma rede.

A cadeia alimentar é linear e unidirecional, sendo baseada em níveis tróficos (produtores, consumidores e decompositores). A teia alimentar é não linear, formada por várias cadeias alimentares distintas, uma vez que os animais podem fazer parte de inúmeras cadeias.

Também chamada de cadeia trófica, é a seqüência de seres vivos na qual um é alimento do outro de acordo com a ordem hierárquica. Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.

A cadeia alimentar é a sequência de organismos vivos em que um serve de alimento para outro. Várias cadeias interligadas formam teias. A cadeia alimentar refere-se às relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema.

Os 3 níveis tróficos
Por isso, existem três papeis que um ser vivo pode cumprir dentro da cadeira alimentar de acordo com sua forma nutricional que dão nome aos níveis tróficos: produtor, consumidor e decompositor.

Para isso, você pode começar listando os produtores primários, os herbívoros, os onívoros e os carnívoros do habitat que quer estudar. Depois, ligue-os com setinhas que indiquem a relação de predador e presa. O produto final vai ficar com um aspecto geométrico (daí o nome "teia").

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

Aquele que produz, que cria, que gera. [Artes] Pessoa física ou jurídica que assume a responsabilidade financeira na realização de filmes, na montagem de peças, no patrocínio de espetáculos em geral. Quem faz a promoção de bens, mercadorias, serviços etc.

Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.