O que é uma tautologia no raciocínio lógico?

Perguntado por: ivargas9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Uma tautologia é uma proposição composta que é sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O exemplo mais simples é a proposição . Qualquer que seja o valor lógico da proposição p, essa proposição sempre será verdadeira.

Resultado de tabelas de verdade
Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

Uma fórmula A é chamada de CONTRADIÇÃO se para qualquer valor de verdade de seus atomos a fórmula sempre assume valor F (Falso) . Uma fórmula P é chamada de TAUTOLOGIA se para qualquer valor de verdade de seus átomos a fórmula sempre assume valor V (Verdadeiro).

Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções. É aquela expressão que, ao montarmos a sua tabela-verdade, sempre irá apresentar a última coluna toda formada por “V's”. Ou seja, trata-se de uma expressão que nunca apresentará valoração “falsa”.

Disjunção. Nesta operação, o resultado será verdadeiro quando pelo menos uma das proposições é verdadeira. Sendo assim, será falso apenas quando todas as proposições forem falsas.

Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa. Em lógica, as proposições representam pensamentos completos e indicam afirmações de fatos ou ideias.

A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.

A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções.

5) Negação do conectivo “se, então”: mantém a primeira proposição, nega a segunda proposição e troca o conectivo “se, então” pelo conectivo “e”.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

É sabido que tautologia é uma proposição cuja tabela-verdade sempre resulta em valores lógicos verdadeiros. Sendo P uma proposição lógica, assinale a alternativa incorreta. Parabéns! Você acertou!

Uma contradição ocorre quando um argumento contém elementos que são opostos ou contraditórios. Por exemplo: João é meu pai, mas ele não é meu pai . Se um dos termos for verdadeiro, então o outro é falso (ou vice-versa), pois uma coisa não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Valores lógicos de uma proposição: O valor lógico de uma proposição é V se a proposição for verdadeira e F se ela for falsa. Proposições simples e composta: Proposição simples é aquela que expressa uma única idéia, ou seja, não contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si mesma.

Uma proposição verdadeira é sempre verdadeira. Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

“Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas”.

A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

Para que haja um raciocínio lógico, é necessário que existam uma premissa, uma conclusão e uma regra. A conclusão necessariamente deriva da premissa, e a regra é a abstração que se faz sobre a relação entre a conclusão e a premissa. Leia também: Confira 16 técnicas de estudo para ter sucesso nas provas!

5 dicas essenciais de raciocínio lógico para concursos públicos

  1. Tente reconhecer sempre os padrões. ...
  2. Nunca deixe de analisar. ...
  3. Escolha bem seu método de estudos. ...
  4. Esforce-se para absorver o mais importante dos enunciados. ...
  5. Absorva o máximo de conteúdo que você puder.

Somente aquelas primeiras – sentenças declarativas – que podem ser imediatamente reconhecidas como verdadeiras ou falsas. Normalmente, as proposições são representadas por letras minúsculas (p, q, r, s, etc). São outros exemplos de proposições: p: Pedro é médico.

Conclusão: As proposições compostas bicondicionais (que contenham os conectivos se e somente se) só serão verdadeiras quando todas as proposições forem verdadeiras, ou todas as proposições forem falsas. Exemplo: "João fica feliz se e somente se Maria sorri."