O que é uma substância hidrofóbica?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.

As substâncias hidrofílicas são as que se ligam ou interagem com a água, por exemplo, o cloreto de sódio, açucar, o suco da laranja, o álcool, formando uma mistura homogênea.

Substâncias que não dissolvem-se bem em água são chamadas hidrofóbicas ('medo de água') enquanto que as que o fazem são conhecidas como hidrofílicas ('amantes da água').

Polímeros hidrofóbicos (resistentes à água) são materiais insolúveis em água ou outros solventes polares e incluem acrílicos, epóxis, polietileno, polistireno, policloreto de vinila, politetrafluoretileno, polidimetilsiloxano, poliésteres e poliuretanos.

1. Que gosta de água. 2. [ Química ] Que absorve facilmente a água ou outros líquidos.

A palavra Hidrografia pode se referir a um ramo da Geografia que estuda as águas do planeta ou também ao conjunto de águas de um país ou região. São objetos de estudo dessa área do conhecimento os rios, lagos, mares, oceanos, geleiras, águas do subsolo e da atmosfera.

Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.

Moléculas hidrofílicas, em primeiro lugar, essa palavra vem do grego , hidro = água, philos = amigo; ou seja são moléculas que tem afinidade pela água; Moléculas hidrofóbicas, essa palavra vem também do grego e significa, hidro = água, phobos = medo; ou seja, são moléculas insolúveis em água.

Hidrofóbico: quer dizer incompatível com a água (hidro = água e fóbico = fobia); Hidrofílico: quer dizer compatível como a água (fílico = busca). A presença de grupos hidrofóbicos e hidrofílicos é essencial na composição dos detergentes e sabonetes.

Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos).

Existem diversos tipos de lipídios associados a membranas, mas todos eles têm um ponto em comum: são anfipáticos, ou seja, possuem porções hidrofílicas (polares), com afinidade por moléculas de água, e hidrofóbicas (apolares), sem afinidade pela água, na mesma molécula lipídica.

As substancias hidrofóbicas, possuem uma "aversão à molécula da água" , ou seja, são insolúveis em água. As hidrofílicas possuem afinidade com a molécula da água, e são solúveis nela. Os semelhantes se atraem. Sendo a água polar, e as substancias hidrofílicas também - elas se atraem.

De modo geral, todos os lipídios apresentam pelo menos uma cadeia de hidrocarbonetos, ligados a um ácido. Outra regra, é que os lipídios não são solúveis em água, ou seja, são hidrofóbicos. Dessa maneira, os lipidios podem ser classificados em carotenoides, glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos.

Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os grupos hidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os grupos hidrofílicos (que têm afinidade pela água).

As cadeias hidrofóbicas interagem entre si através de interações de Van der Waals “escondendo-se” do meio aquoso.

As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas.

[ Química ] Que é solúvel em água (ex.: fármacos hidrossolúveis).

medicamentos lipofílicos: têm afinidade por lipídeos/gorduras. medicamentos hidrofílicos: têm afinidade por fluidos aquosos.