O que é uma solução volátil?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento.

éter

Portanto, o éter é o composto mais volátil dos três. Se os recipientes estivessem fechados, os sistemas entrariam em equilíbrio dinâmico e o que apresentaria maior pressão de vapor seria o éter, enquanto que a água teria a menor pressão de vapor.

As substâncias não voláteis são aquelas que não evaporam facilmente, ou seja, que para passar do estado líquido para o gasoso precisa ganhas muita energia, pois o ponto de ebulição é mais alto. Exemplos: óleo e glicose.

Dessa forma, podemos dizer que, quanto maior a pressão de vapor de uma substância, maior será sua volatilidade. A volatilidade de um líquido sofre influência de inúmeros fatores, como a temperatura, a evaporação, as forças intermoleculares das substâncias, a superfície de contato e a pressão.

Volatilidade é a forma de medir a variação um ativo.
Isso quer dizer que, quanto maior for a variação de preço de uma ação, maior é o risco de ganhar ou perder dinheiro em transações.

Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente.

Um soluto não volátil é aquele que possui um ponto de ebulição muito alto, logo possui uma dificuldade para evaporar. Podemos citar como exemplo sal ou açúcar em água. Solutos não voláteis possuem ainda menor pressão de vapor em uma determinada temperatura e pressão.

1 Que voa, que tem a capacidade de voar; voador, voante. 2 Relativo às aves. 3 fig Pouco firme; inconstante, mudável, volúvel. 4 Fís-Quím Que pode se reduzir a gás ou a vapor, sob temperaturas e pressões normais.

Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição. O valor da temperatura de ebulição da água e de outros líquidos e de é influenciado também pela pressão atmosférica (Patm), que é a força exercida pelo ar sobre a superfície terrestre.

Os solutos não voláteis podem ser moleculares ou iônicos. Um exemplo de soluto não volátil molecular é o açúcar (sacarose – C12H22O11) que vemos na forma de cristaizinhos brancos porque milhares e milhares de moléculas estão bem unidas, formando, assim, esses cristais.

Um levantamento realizado pela Economática a pedido da Forbes aponta que os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) foram os mais voláteis de 2021, considerando o intervalo entre 1º de janeiro de 2021 e último 8 de outubro. Durante o período, a volatilidade das ações foi de 131,61% e a rentabilidade, de 57,86% negativos.

1 inconstante, variável, volúvel, instável, mutável, mudável, alterável, incerto. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que é etéreo, sem corpo ou matéria: 2 etéreo, incorpóreo, impalpável, imaterial, intangível.

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

Acetona é o líquido que possui a mais alta pressão de vapor dentre os três, por isso evapora primeiro.

“A gasolina é um elemento químico mais volátil do que a água, porque na água as moléculas se unem mais fortemente do que na gasolina. Por serem líquidos apo- lares, ambos são perfeitamente miscíveis.”

Resposta verificada por especialistas
O éter, pois tem maior facilidade dentre os demais solventes de passar do estado líquido para o gasoso.

O álcool (também conhecido como etanol) é uma substância muito volátil e pouco densa, ou seja, evapora mais rápido e possui menor quantidade de energia quando comparado à gasolina. Assim, um tanque cheio de álcool tende a durar menos do que um tanque cheio de gasolina.

Voláteis: São os ácidos que possuem um baixo ponto de fusão, passando facilmente para o estado gasoso. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl). Fixos: São aqueles que não possuem facilidade em passar para o estado gasoso. Exemplo: Ácido sulfúrico (H2SO4).

O indicador de volatilidade histórica é calculado percentualmente, a partir do desvio padrão dos períodos multiplicado pela raiz quadrada do número de períodos escolhido. Vale lembrar que o período anual equivale a 252 períodos e o período mensal equivale a 21 períodos.

Volatilidade é o quanto determinado ativo pode variar em um período do tempo (um investimento mais volátil é aquele que varia mais). Já a liquidez se refere à capacidade que o investidor tem para converter o seu investimento em dinheiro.