O que é uma securitizadora de créditos financeiros?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O que são securitizadoras? Após saber o que significa a securitização, vale conhecer as securitizadoras. Elas são as empresas não financeiras que ficam responsáveis por adquirir os direitos creditórios e, depois, transformá-los em títulos lastreados.

O salário médio pago pela empresa Euro Securitizadora para o cargo de Gerente de Investimentos (Brasil) é aproximadamente R$ 6.000 por mês, ou seja, 58% acima da média nacional.

As securitizadoras de ativos empresariais são empresas que emitem no mercado debêntures (títulos) para financiar a aquisição de recebíveis (valor da dívida), e remunera os seus debenturistas (investidores). O investidor se torna um credor da empresa, que capta recursos em troca de juros.

Com muitos talentos e forte posicionamento no mercado de soluções financeiras em todo território nacional, a Multiplike vende verdadeiramente aquilo que é: uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

As securitizadoras são reguladas e fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Factoring: Tributação pelo lucro real e incidência de IOF (imposto sobre operações financeiras) sobre o valor bruto das operações. Securitizadora: taxado pelo lucro presumido ou real e incidência do imposto de renda para o investidor. Sem aplicação de IOF.

Passo a passo de como abrir uma securitizadora de créditos

  1. Defina sua categoria. As securitizadoras são divididas em duas categorias: regulamentadas e não regulamentadas. ...
  2. Defina o regime tributário. ...
  3. Escolha um sistema de gestão.

A Ativos S.A., empresa do conglomerado Banco do Brasil, agora conta com o NSD – Negocie seus débitos, sua plataforma própria de cobrança.

De acordo com a Lei n. 14.430, de 3 de agosto de 2022, todas as securitizadoras de créditos serão obrigadas a adotar o regime do Lucro Real na apuração do IRPJ e da CSLL. Diante disso, não há mais brecha para a possibilidade da adoção do Lucro Presumido pelas securitizadoras de créditos empresariais ou comerciais.

Factoring (fomento mercantil) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.

São recebíveis, ou seja, quando uma empresa vende a prazo, ela possui um direito a ser recebido, um direito de crédito.

Há dois tipos de títulos de securitização muito usados no mercado brasileiro: os CRI e CRA. Siglas de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), os dois títulos tem forma de rendimento, tributação e riscos parecidos, mas a diferença está no lastro.

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração (geralmente juros) do emissor e, periodicamente, ou quando do vencimento do título, receberá de volta o valor investido (principal).

Este CNPJ é de uma Matriz do tipo Sociedade Empresária Limitada, de porte Demais que está localizada em RIO DE JANEIRO - RJ. A sua principal atividade econômica é Securitização de créditos.

Foi sancionada pelo Governo Federal a Lei n° 14.430, de 3 de agosto de 2022, dispondo sobre a emissão de Letra de Risco de Seguro (LRS) por meio de Sociedade Seguradora de Propósito Específico (SSPE); as regras gerais aplicáveis à securitização de direitos creditórios e à emissão de Certificados de Recebíveis; e a ...

Como dito, para que o processo de securitizar recebíveis aconteça, é preciso o envolvimento de três agentes, que são o cedente ou originador, a securitizadora e o investidor.

O Banco Central tem o papel de fiscalizar as instituições financeiras para que elas atuem conforme as normas vigentes e garantir que todas as pessoas que se relacionam com ela estejam lhe dando com instituições que estão cumprindo essas regras.