O que é uma rotina administrativa?

Perguntado por: eescobar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

As rotinas administrativas são tarefas do dia a dia que dão apoio às atividades centrais de todas as áreas de uma empresa, garantindo, assim, o bom funcionamento do negócio. Elas são realizadas por etapas e ajudam a cumprir prazos e organizar as diversas demandas presentes no ambiente de trabalho.

Experiência em rotinas administrativas como: Elaboração e preenchimento de Planilhas, controle de despesas, compras, relacionamento com o Banco, documentos para a contabilidade, prestação de contas e etc.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

As rotinas administrativas são fundamentais para que as empresas alcancem o sucesso e se mantenham competitivas. A falta delas, ou uma gestão ineficiente, pode trazer sérios prejuízos para a organização, chegando, até mesmo, a tornar insustentável seu funcionamento, obrigando a empresa a encerrar suas atividades.

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

O setor administrativo desempenha um papel fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, pois é responsável por gerenciar diversos processos importantes, desde a gestão financeira até a organização de atividades e documentação.

A função administrativa é exercida tipicamente pelo Poder Executivo, mas pode ser desempenhada também pelos demais Poderes, em caráter atípico.

Aqui, propõe-se entender "prática administrativa" como seqüências de ações articuladas dos administradores, com sentido objetivo no contexto organizacional, para organizar, planejar, dirigir e controlar as práticas (o trabalho e as rotinas) das pessoas administradas.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Organizar – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente entre os setores e profissionais o projeto planejado. Nessa etapa você organiza os recursos da empresa. Primeiro você traz esses recursos de fora, e após esse processo você os aloca dentro do seu negócio, distribuindo corretamente.

Controlar a entrada e saída de notas fiscais, efetuar conciliações bancárias, lançamentos contábeis, efetuar cálculos e serviços externos em órgãos públicos e serviços bancários.

Se você ainda não passou por várias áreas, vale detalhar as atividades que já realizou. Exemplos: Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo: Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

O curso demonstra como funciona todas as rotinas administrativas e atividades realizadas por um profissional da área administrativa. Esta é uma grande oportunidade de crescimento profissional que garante uma capacitação completa e ajuda a desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para as relações de trabalho.

O cargo de assistente administrativo é responsável por apoiar um gestor ou um departamento da empresa, cuidando de assuntos operacionais e burocráticos. É esse profissional que cuida do envio, recebimento e armazenamento de documentos e correspondências.